ASN Nacional
Compartilhe

Sebrae lança edição 2025 de iniciativa que premia startups lideradas por mulheres em países do BRICS

O BRICS Women’s Startups Contest está dividido em seis categorias. As inscrições vão até o dia 4 de maio
Por Redação
ASN Nacional
Compartilhe

O Sebrae lançou oficialmente, nesta quarta-feira (26), a edição 2025 do BRICS Women’s Startups Contest. A iniciativa, promovida pela Women’s Business Alliance (Aliança de Empreendedorismo Feminino do BRICS), reconhece o trabalho de startups criadas por mulheres em todos os países do bloco econômico. O lançamento foi feito pela diretora de Administração e Finanças do Sebrae, Margarete Coelho, como parte da programação da 4ª edição do We Forum – Women Entrepreneur Forum, realizado em Belo Horizonte.

O concurso está dividido em seis categorias: Saúde e Bem-Estar; Agricultura e Segurança Alimentar; Educação e Desenvolvimento de Habilidades; Energia, Infraestrutura e Mobilidade; Comércio, Serviço e Transformação Digital; e Desenvolvimento Sustentável e Soluções Climáticas. Neste ano, o Sebrae é um dos responsáveis pela organização.

A iniciativa, que em 2025 tem a liderança do Sebrae, valoriza o espírito inovador de mulheres empreendedoras e contribui para ampliar a participação feminina no ecossistema de inovação.

Margarete Coelho, diretora de Administração e Finanças do Sebrae.

Ela ressalta que a atuação da instituição ultrapassa fronteiras e consolida o Brasil como uma referência na inclusão de mulheres empreendedoras que encontram no BRICS Women’s Startups Contest uma oportunidade de acessar novos mercados e financiamentos para seus negócios no contexto dos países do bloco.

Avaliação

As startups serão avaliadas em vários quesitos, como inovação, impacto, viabilidade comercial e capacidade técnica. Além disso, a premiação vai separar a análise pelo nível de maturidade das empresas – estágio inicial, tração e alto nível – para que não concorram entre si.

As inscrições estão abertas até o dia 4 de maio. São esperadas mais de 2 mil participantes dos onze países membros e dos 13 países parceiros do bloco. A avaliação final das startups ocorre até maio, com a divulgação das vencedoras em julho, por ocasião da Cúpula do BRICS, com a realização do Fórum Empresarial dos países integrantes, momento em que será realizada a cerimônia oficial de premiação das finalistas globais.

Vencedoras brasileiras

Duas startups brasileiras comandadas por mulheres foram reconhecidas na edição de 2024, em Moscou, na Rússia. As soluções desenvolvidas pela startup Mundi, de Santa Catarina, e pela Pluvi, de Pernambuco, foram avaliadas entre mais de mil mulheres inscritas de 28 países. Entre as brasileiras foram 147 startups femininas participantes, sendo a maioria da base de atendimento do Sebrae.

  • BRICS (WBA)
  • Startup