ASN Nacional
Compartilhe

Publicações do Sebrae na COP30 destacam boas práticas e impacto dos ODS nos pequenos negócios

 Documentos destacam boas práticas em desenvolvimento territorial, ações alinhadas aos ODS e estratégias para enfrentar eventos climáticos extremos
Por Sílvia Sales, de Belém
ASN Nacional
Compartilhe

Em meio à agenda intensa da COP30, o Sebrae lançou nesta quinta-feira (13) três publicações que consolidam sua atuação na construção de modelos de desenvolvimento territorial mais resilientes frente aos impactos das mudanças climáticas. Os novos documentos foram apresentados na Green Zone e trazem modelos para fortalecer comunidades diante dos eventos climáticos. O material reforça o papel da instituição como articuladora de conhecimento, práticas e parcerias que impulsionam a transformação socioeconômica em comunidades vulneráveis aos efeitos do clima.

Ao apresentar os materiais, o diretor técnico do Sebrae, Bruno Quick, afirmou que eles refletem o compromisso do Sebrae cada vez mais próximo dos territórios e da agenda climática. “O Brasil pulsa empreendedorismo que transforma a realidade das pessoas, das comunidades e de todas as formas de vida. Em tempos de resiliência climática, o Sebrae fortalece sua ação de fazer circular o conhecimento, trocar receita, como faziam antigamente, para que mais gente adote as melhores práticas sustentáveis.”

Representantes de governos estaduais e municipais também participaram do lançamento, reforçando a relevância da atuação conjunta com o Sebrae. Para Jerônimo Rosendo da Silva Júnior, da Unidade de Desenvolvimento Territorial do Sebrae, as publicações fortalecem a estratégia institucional de difusão de práticas sustentáveis: “É mais uma ação em defesa das boas práticas, valorizando as vocações locais.”

O secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação de Mato Grosso do Sul, Jaime Verruck, ressaltou que o estado já colhe resultados dessa cooperação: “Temos avançado nesta agenda em parceria com o Sebrae. O governo está com o projeto Território Carbono Neutro, nossa meta para 2030. Também já trabalhamos com energia solar na área do Pantanal.”

Representando o Ministério das Cidades, o secretário nacional de Habitação, Augusto Rabelo, afirmou que a agenda climática está diretamente ligada ao fortalecimento econômico das famílias atendidas por programas habitacionais: “Queremos avançar numa política pública conectada com o empreendedorismo, a partir do Minha Casa, Minha Vida, para aglutinar essas famílias em negócios que gerem renda com responsabilidade ambiental.”

O prefeito de Timon (MA), Rafael Brito, destacou como a parceria fortalece o ecossistema de pequenos negócios: “O Sebrae é nosso grande parceiro na cidade. Com a Sala do Empreendedor, impulsionamos os pequenos negócios, com mais empregos para a cidade. Sem o apoio do Sebrae isso seria impossível.”

Modelos para fortalecer comunidades diante dos eventos climáticos

O documento Desenvolvimento Territorial Resiliente apresenta o posicionamento institucional do Sebrae sobre adaptação e resiliência, enquanto Territórios em Movimento reúne 19 iniciativas bem-sucedidas que mostram, na prática, como estratégias locais podem fortalecer pequenos negócios e proteger meios de vida. Já Relação dos ODS no Desenvolvimento Territorial detalha o impacto de ações do Sebrae sobre diferentes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, conectando empreendedorismo, inclusão produtiva e sustentabilidade ambiental.

O lançamento dos três documentos evidencia a estratégia do Sebrae para amplificar iniciativas que unem desenvolvimento econômico, fortalecimento comunitário e sustentabilidade ambiental. As publicações, agora disponíveis ao público, oferecem metodologias, diagnósticos e inspirações para que mais territórios brasileiros se preparem e prosperem diante dos desafios climáticos que já fazem parte do cotidiano do país.

O Sebrae na COP30

Com estande de 400 m² instalado na Green Zone, o Sebrae transforma sua presença na COP30 em uma experiência imersiva inspirada na Amazônia e na diversidade do país. Além de vitrine viva de inovação e cultura, é um espaço de diálogo e network, com sala de reuniões, auditório e loja colaborativa de produtos da bioeconomia, conectando lideranças, investidores e empreendedores.

De 10 a 21 de novembro, das 9h às 20h, a programação combina conteúdo, cultura e sensorialidade, com atrações como webséries e documentários exibidos no “PedaCine do Brasil”, apresentações culturais, degustações e harmonizações com ingredientes regionais. O Sebrae também montou a Zona do Empreendedorismo (En-Zone), no Parque Belém Porto Futuro, e trabalha em ativações urbanas e outros pontos de presença pela capital do Pará. Acompanhe a cobertura completa dos pequenos negócios na COP30 pela Agência Sebrae de Notícias.

-

  • COP30