Já está no ar a plataforma Projeto Crescimento Sustentável, desenvolvida pela BIUD Tecnologia e contratada pelo Sebrae, que facilita o acesso dos pequenos negócios ao Selo ESG Sebrae. A ferramenta oferece um diagnóstico de maturidade com base na metodologia da ABNT e permite que micro e pequenas empresas conquistem o selo por meio de uma jornada simples e acessível.
Os 10 mil primeiros pequenos negócios podem se inscrever na plataforma de forma gratuita para o primeiro ano e, após esse período, será cobrada uma mensalidade de R$ 69,90. Mesmo recém-lançada, mais de 1,5 mil empreendedores já solicitaram, por meio da plataforma, para participar do programa.
A iniciativa busca mobilizar os pequenos negócios como exemplo de boas práticas rumo à COP30, que acontece em novembro de 2025, em Belém (PA).
Não podemos falar de ESG, sustentabilidade, boas práticas de governança e inclusão se os pequenos negócios não estiverem profundamente envolvidos nesse processo. Eles representam 96% das empresas do nosso país.
Margarete Coelho, diretora de Administração e Finanças do Sebrae.
A fala foi feita durante o lançamento da plataforma em painel no NEON, que acontece até esta sexta-feira no Centro de Convenções de Teresina. Ela ainda destacou que os pequenos negócios que tiverem a certificação ganham mais competitividade e facilidade na obtenção de crédito.
A plataforma permite a comprovação de atividades alinhadas com as práticas ESG pelos pequenos negócios por meio de inteligência artificial. Com o uso da ferramenta, os empresários percorrem uma jornada até alcançar uma pontuação definida para conquistar o selo. “Cada segmento de negócios será conduzido para a obtenção do Selo ESG Sebrae de forma leve e intuitiva”, Diego Almeida.

Segundo a ABNT, o Brasil é o único país com uma norma ESG que serve de base para a futura norma internacional da ISO, tornando a iniciativa inédita no mundo.
A diretora executiva da Biud Tech, Jaqueline Souza, destacou o papel do apoio consultivo do Sebrae, viabilizado pelos dados da plataforma, como um elemento para impulsionar os pequenos negócios na jornada ESG, oferecendo orientações práticas e soluções personalizadas. Ela também ressaltou que a plataforma será um vetor de conexões entre pequenos e grandes negócios, fortalecendo a inclusão produtiva e a valorização de práticas sustentáveis.
Projeto crescimento Sustentável
A ação integra o Projeto Crescimento Sustentável, criado para fortalecer os pequenos negócios com base em três pilares: apoio consultivo de perto, adoção de práticas ESG — incluindo o acesso gratuito ao Selo ESG Sebrae para as primeiras 10 mil microempresas— e estratégias de marketing e vendas.