No Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino, celebrado nesta quarta-feira (19), histórias de coragem, inovação e liderança feminina movimentam a Brasil BioMarket, loja colaborativa do Sebrae na COP30. Ali, mulheres que transformam territórios, biodiversidade e saberes tradicionais em geração de renda ocupam o centro da vitrine, exemplos vivos do papel essencial que elas desempenham na bioeconomia brasileira.
Uma dessas lideranças é Dionete Figueiredo, que viajou de Minas Gerais a Belém (PA) para acompanhar de perto a visibilidade internacional que a COP30 oferece aos produtos da Copabase e da Central Veredas, cooperativas formadas majoritariamente por mulheres artesãs e extrativistas do Cerrado mineiro. Na Brasil BioMarket, elas expõem artesanato em fibra de buriti, bordados tradicionais e a estrela da biodiversidade regional: a castanha de baru, ingrediente que já conquistou chefs renomados em todo o país.
A COP é uma grande oportunidade para mostrar ao mundo o trabalho dos pequenos negócios e como as comunidades praticam, no dia a dia, ações concretas de combate às mudanças climáticas.
Dionete Figueiredo, liderança das comunidades extrativistas do Cerrado
Ela destaca que as transformações acontecem nos territórios e que o apoio do Sebrae tem sido decisivo para fortalecer as cooperativas na formalização, capacitação e acesso a mercados. Segundo Dionete, o trabalho conjunto com o Sebrae já permitiu à região avançar para a exportação da castanha de baru, ampliando a renda das famílias extrativistas.
As cooperativas Urucu e Grande Sertão Veredas, que reúnem cerca de 300 famílias, vivem agora um novo momento. “Hoje, famílias artesãs conseguem garantir um salário mínimo por mês, enquanto as que trabalham com a castanha de baru chegam a faturar cerca de quatro salários mínimos mensais”, celebra. “Espero que a COP deixe como resultado ações que realmente cheguem à ponta, nos territórios.”

Outra história que simboliza o avanço do empreendedorismo feminino é a de Jaqueline Freire, fundadora da Saboaria Rondônia. A marca, que apresenta linha completa de produtos de autocuidado à base de buriti, é uma das vitrines da loja do Sebrae. Jaque, como é conhecida, lembra que a saboaria nasceu em 2017 em contexto rural, a partir de um investimento inicial de R$ 152 e de uma história familiar. “Uma menopausa precoce da minha mãe, um pé de buriti, um sonho e a parceria do Sebrae. Assim começamos”, conta.
Hoje, a Saboaria Rondônia se consolidou como a primeira indústria de cosméticos em contexto rural do estado e já alcança mercados nacionais e internacionais. Com toda a cadeia produtiva estruturada em nove territórios indígenas, a marca gera renda para 385 famílias. “Crescemos com responsabilidade ambiental e impacto social, mostrando que inovação e floresta em pé caminham juntas”, resume Jaque.

Brasil BioMarket na COP30: saiba onde e quando conferir os produtos
A loja Brasil Biomarket projeta negócios que integram sustentabilidade com impacto social, ampliando renda e visibilidade para empreendedores de 22 estados representados. São mais mil produtos de 250 pequenos negócios dos seis biomas brasileiros. A loja funciona em dois locais da COP30, tanto na Green Zone, que é aberta ao público, quanto na En-Zone, espaço do Sebrae voltado ao empreendedorismo, instalado na Av. Rui Barbosa, 200 (Reduto). Os dois espaços funcionam até 21 de novembro, das 8h às 22h (Green Zone) e das 16h às 22h (En-Zone).
O Sebrae na COP30
Com estande de 400 m² instalado na Green Zone, o Sebrae transforma sua presença na COP30 em uma experiência imersiva inspirada na Amazônia e na diversidade do país. Além de vitrine viva de inovação e cultura, é um espaço de diálogo e network, com sala de reuniões, auditório e loja colaborativa de produtos da bioeconomia, conectando lideranças, investidores e empreendedores.
De 10 a 21 de novembro, das 9h às 20h, a programação combina conteúdo, cultura e sensorialidade, com atrações como webséries e documentários exibidos no “PedaCine do Brasil”, apresentações culturais, degustações e harmonizações com ingredientes regionais. O Sebrae também montou a Zona do Empreendedorismo (En-Zone), no Parque Belém Porto Futuro, e trabalha em ativações urbanas e outros pontos de presença pela capital do Pará. Acompanhe a cobertura completa dos pequenos negócios na COP30 pela Agência Sebrae de Notícias.

