O cumprimento das metas climáticas das grandes corporações está ameaçado pela exclusão dos pequenos negócios das cadeias de valor sustentáveis. O alerta foi feito por Vinicius Lages, gerente nacional da Unidade de Assessoria Internacional do Sebrae, durante lançamento de compromisso global na COP30, na última segunda-feira (17).
“Não haverá cumprimento das NDCs nem metas de Escopo 3 sem o envolvimento dos pequenos negócios. As grandes empresas não conseguirão fazer a descarbonização sem incluí-los em suas cadeias de valor”, afirmou Lages no painel realizado no pavilhão “We Mean Business”.
O representante do Sebrae destacou a dupla face dos pequenos negócios na crise climática: “Eles vivem uma dualidade: são os mais vulneráveis aos riscos climáticos, mas são também parte fundamental da solução”. A fala de Lages ocorreu durante o lançamento de documento da SME Climate Hub que estabelece quatro pilares para ação: políticas específicas para PMEs, promoção de casos de negócio sustentáveis, orientações simplificadas e financiamento verde acessível.
O Sebrae, que aderiu formalmente à iniciativa na semana anterior ao evento, reforçou sua estratégia de garantir que os 23,6 milhões de micro e pequenas empresas brasileiras tenham acesso aos mecanismos de apoio necessários para a transição verde. O painel contou com representantes de quatro continentes, incluindo Pamela Jouven, diretora da SME Climate Hub; Fernando De Lucca, cofundador da Ceres Seeding; Maria Tuyuc, presidente da Rede Global de Empreendedores Indígenas; e Yue Pan, pesquisadora da Universidade de Helsinki.

O Sebrae na COP30
Com estande de 400 m² instalado na Green Zone, o Sebrae transformou sua presença na COP30 em uma experiência imersiva inspirada na Amazônia e na diversidade do país. Além de vitrine viva de inovação e cultura, é um espaço de diálogo e network, com sala de reuniões, auditório e loja colaborativa de produtos da bioeconomia, conectando lideranças, investidores e empreendedores.
De 10 a 21 de novembro, das 9h às 20h, a programação combina conteúdo, cultura e sensorialidade, com atrações como webséries e documentários exibidos no “PedaCine do Brasil”, apresentações culturais, degustações e harmonizações com ingredientes regionais. O Sebrae também montou a Zona do Empreendedorismo (En-Zone), no Parque Belém Porto Futuro, e trabalha em ativações urbanas e outros pontos de presença pela capital do Pará. Acompanhe a cobertura completa dos pequenos negócios na COP30 pela Agência Sebrae de Notícias.

