Foram prorrogadas as inscrições para o InovAtiva Brasil e InovAtiva de Impacto Socioambiental, programas de aceleração de negócios do InovAtiva, política pública de apoio ao empreendedorismo inovador no Brasil. Os empreendedores interessados podem se inscrever gratuitamente pelo site até o dia 16 de agosto de 2023.
Maior programa de aceleração de startups da América Latina, o InovAtiva Brasil vai selecionar até 220 negócios que estejam nas fases de validação, operação e tração para a segunda edição do ano. Já o InovAtiva de Impacto Socioambiental, focado em empresas com missão de gerar impacto social ou ambiental positivo, vai escolher até 60 startups. Ambos os programas são de abrangência nacional e oferecem capacitação, conexão e mentorias aos participantes de forma completamente gratuita e equity free.
“Além de ser um programa de aceleração para startups, o InovAtiva também é uma ação que visa fomentar e disseminar a cultura de mentoria, criar oportunidades de negócios também para investidores-anjo e encorajar as dinâmicas entre os atores em seus ecossistemas. Eles são bem mais do que a soma de suas partes: ganham vida própria pela dinâmica e conexão entre os atores. E ecossistemas de empreendedorismo inovador, em particular, são a chave para transformar conhecimento e habilidades em produtos e serviços viáveis no mercado e são a base para ecossistemas de inovação mais abertos”, afirma Luiz Gondin, diretor de Transformação Digital, Inovação e Novos Negócios do MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio, Serviços).
Desde a criação do InovAtiva, em 2013, já foram aceleradas mais de 3.500 startups de todo o país, pelos programas InovAtiva Brasil e InovAtiva de Impacto Socioambiental nos mais variados tipos de negócios. Destas, mais de 1.600 foram conectadas a investidores(as).
Sobre o InovAtiva
O InovAtiva é uma política pública que promove um conjunto de iniciativas de apoio ao desenvolvimento do ecossistema de empreendedorismo inovador no Brasil, realizado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e pelo Sebrae, com execução da Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (CERTI), em coexecução em rede com Impact Hub Brasil e Associação Brasileira de Startups (Abstartups).