ASN Nacional
Compartilhe

Lançamento da Casa Brasil marca início da agenda oficial do Sebrae Nacional em Belém

Presidente Décio Lima destaca papel dos pequenos negócios na transição para uma economia verde e inclusiva, ao lado do ministro do Turismo, Celso Sabino, e do superintendente do Sebrae Pará,
Por Redação
ASN Nacional
Compartilhe

O Sebrae Nacional iniciou, nesta quarta-feira (5), sua agenda oficial em Belém no contexto da COP30. O primeiro dia de atividades foi marcado pela inauguração da Casa Brasil Belém 2025, espaço estratégico que reúne iniciativas voltadas à promoção da imagem do Brasil sustentável no cenário global. Ele também visitou a En-Zone (Entrepreneurship Zone), iniciativa da instituição para promover o empreendedorismo ligado à bioeconomia. A programação do Sebrae na COP30 se estende até o dia 21 de novembro, com estande na Green Zone, participação em painéis, encontros com lideranças brasileiras e internacionais, além de ações de valorização dos pequenos negócios.

Na En-Zone, o presidente do Sebrae, Décio Lima, conheceu o espaço que vai apresentar negócios apoiados pela instituição e que demonstram o potencial da bioeconomia na construção de uma economia de baixo carbono. Ele foi recebido por Rubens Magno e Domingas Ribeiro, diretor-superintendente e diretora-técnica do Sebrae no Pará, respectivamente. “O Sebrae está aqui para mostrar que o Brasil tem no pequeno negócio o maior aliado na construção de um futuro verde e inclusivo”, afirmou Décio Lima. Com 4,6 mil m², a En-Zone reúne três lojas, 10 restaurantes e três bares, e estará aberta de 10 a 21 de novembro, das 9h às 21h. A programação está disponível no site oficial.

Ao lado do ministro do Turismo, Celso Sabino, o presidente do Sebrae inaugurou a Casa Brasil, espaço oficial de promoção da imagem do país, que abre as portas ao público nesta quinta-feira (6). A Casa Brasil conta com 2,5 mil m² e é apresentada pelo Sebrae. Durante a cerimônia, o presidente Décio destacou a relevância do turismo e dos pequenos negócios na economia verde. “A Casa Brasil é o retrato do país. O Sebrae entregou o que nos cabe e também contribuiu com toda a construção da COP30”, afirmou Lima, citando o turismo como a atividade que mais impulsionou o crescimento das micro e pequenas empresas.

Celso Sabino elogiou o trabalho conjunto na criação da Casa Brasil e ressaltou o papel do Sebrae no fortalecimento do setor. “O Sebrae tem feito um trabalho exemplar no turismo. Mais de 80% das empresas são pequenos negócios”, destacou o ministro. “Nos últimos três anos, o número de turistas estrangeiros no Brasil triplicou e mais de 10 milhões de brasileiros viajaram para o exterior nesse período”. Confira a programação da Casa Brasil aqui.

O Sebrae na COP30

Com estande de 400 m² instalado na Green Zone, o Sebrae transforma sua presença na COP30 em uma experiência imersiva inspirada na Amazônia e na diversidade do país. Além de vitrine viva de inovação e cultura, é um espaço de diálogo e networking, com sala de reuniões, auditório e loja colaborativa de produtos da bioeconomia, conectando lideranças, investidores e empreendedores. Aberto de 10 a 21 de novembro, das 9h às 20h, a programação combina conteúdo, cultura e sensorialidade, com atrações como o “PedaCine do Brasil”, que vai exibir webséries e documentários, apresentações culturais, além de degustações e harmonizações com ingredientes regionais.

Acompanhe a cobertura completa dos pequenos negócios na COP30 pela Agência Sebrae de Notícias.

Acesse o banco de imagens do Sebrae na COP30.

  • COP 30