O potencial de mercado da África do Sul para atuação de startups brasileiras foi tema do Sebrae Day realizado, nesta quarta-feira (23/6), no Inovabra Habitat. O evento contou com a presença do consultor de comércio exterior, vendas e marketing da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), Luís Gustavo Peles e da analista de inovação do Sebrae, Giovana Gohr Serenato. No encontro, os especialistas reforçaram que estão abertas as inscrições para o Programa de Incubação Cruzada Virtual Brasil – África do Sul.
Luís Gustavo iniciou o painel provocando uma reflexão para o público. “Certa vez o presidente da África do Sul disse que ninguém pode ignorar um mercado consumidor com 1,2 bilhões de pessoas. Será que estamos ignorando as oportunidades que a África do Sul oferece?”, questionou. De acordo com o especialista em comércio exterior, o país está em franca expansão, com expectativas muito boas de crescimento em diversos setores da economia. “A taxa de inflação na África do Sul é a mais baixa em 16 anos, os números são favoráveis e o mercado está promissor no país”, disse.
“A África do Sul é um país continental em termos de território e população. As pessoas estão ávidas por consumo e há muito setores que ainda são pouco explorados pela produção internacional. Com um Produto Interno Bruto de 302 bilhões de dólares, o país é uma potência para o desenvolvimento de soluções inovadoras. O mercado de beleza, por exemplo, mesmo com a pandemia cresceu entre 8% e 10%”, pontuou Peles.
Programa de Incubação Cruzada Virtual Brasil – África do Sul
A iniciativa irá conectar startups brasileiras com o ecossistema de inovação sul-africano e fará a imersão de empresas da África do Sul no mercado brasileiro. “A proposta é promover uma agenda executiva para conectar dois mercados gigantescos. É uma excelente oportunidade para empresas da área agritech apresentarem seus produtos e iniciarem o processo de internacionalização de seus produtos e serviços”, incentivou o consultor.
A programação prevê a realização de apresentações, capacitações técnicas com profissionais que conhecem o mercado sul-africano, seminários sobre o ecossistema de inovação, mentorias, treinamento de pitch, acesso a investidores locais, business matchmaking e networking qualificado. As startups interessadas podem fazer as inscrições até o dia 2 de julho. Mais informações sobre a seleção aqui.
O Programa de Incubação Cruzada Virtual Brasil – África do Sul é fruto da colaboração entre Sebrae, Anprotec, Embaixada do Brasil na África do Sul, Departamento de Ciência e Inovação da África do Sul (DSI) e a Agência de Inovação Tecnológica da África do Sul (TIA), com o apoio do Programa de Diplomacia da Inovação do Ministério das Relações Exteriores do Brasil. Assista a conferência completa aqui.