ASN Nacional
Compartilhe

Histórias e encontros marcam o último dia da En-Zone na COP30

Estudantes, famílias, servidores e empreendedores lotaram o espaço do Sebrae para prestigiar cultura, pequenos negócios e experiências amazônicas.
Por Aline Brelaz, de Belém
ASN Nacional
Compartilhe

Entre encontros familiares, descobertas gastronômicas e celebrações culturais, a En-Zone, espaço do Sebrae dedicado ao empreendedorismo, fechou sua participação na COP30 nesta sexta-feira (21) como um dos espaços mais democráticos e vibrantes, um ponto de encontro entre tradição, criatividade e o dinamismo dos pequenos negócios amazônicos. O clima foi de celebração, com visitantes aproveitando estandes, produtos e atrações culturais até anoitecer.

A estudante Roberta Nicolly, de 19 anos, que se prepara para o Enem, fez questão de incluir a En-Zone em seu roteiro após acompanhar debates da COP ao longo da semana.

O grande destaque para a estudante Roberta Nicolly foi a programação cultural

“Assisti palestras muito interessantes sobre meio ambiente e sobre a herança cultural que os povos tradicionais deixam para as novas gerações”, contou. Apaixonada por eventos, ela disse que a En-Zone reforçou sua percepção sobre a força da cultura amazônica. “Gosto de conhecer produtos e experimentar a gastronomia, mas a parte cultural é o que mais me atrai”, afirmou.

No mesmo clima de curiosidade e encantamento, as servidoras públicas Carlota Ferreira e Glaíde Carvalho elogiaram a estrutura e destacaram o cuidado com a ambientação.

Carlota Ferreira e Glaíde Carvalho elogiaram as roupas e os acessórios expostos no espaço do Sebrae

“Gostamos muito das roupas dos artesãos paraenses, das bijuterias e da programação cultural”, disse Carlota.

Para Glaíde, o horário de funcionamento também foi um ponto positivo: “O bom do espaço foi abrir a partir das 16h, assim contemplou quem estava trabalhando”, observou.

Entre os que começaram o passeio pela área gastronômica estava o casal Rodrigo Lameira, técnico de celular, e Dilene Carvalho, auxiliar de cozinha.

O casal Dilene Carvalho e Rodrigo Lameira conferiram a área gastronômica

“O espaço é muito interessante, gosto de olhar tudo: roupas, bijus, toda a produção, e claro, os lanches”, disse Dilene, animada.

Já o empresário Orlando Arrifano esteve na En-Zone por um motivo especial: levar a mãe, Geísa Arrifano, de 86 anos, para ver a neta desfilar. “Vim pra ver minha neta Beatriz, que vai desfilar”, contou, orgulhosa, dona Geísa.

Orlando destacou que gosta de passear com a mãe sempre que possível: “É uma forma dela se distrair e ver coisas novas”.

Orlando Arrifano levou a mãe, Geisa, para assistir ao desfile da neta

A neta da dona Geísa Arrifano foi uma das modelos do desfile “En-Zone COP30 – Biomas em Movimento”, que apresentou peças de quatro marcas do Marajó (PA) e destacou a força, a qualidade e a ancestralidade da moda produzida no arquipélago. A En-Zone foi uma realização do Sebrae/PA que teve a Claro Empresas como parceira de conectividade, patrocínio da Hydro e do Sicredi e apoio institucional da Prefeitura de Belém, Governo do Pará e Governo Federal.

O Sebrae na COP30

Com um estande de 400 m² na Green Zone, o Sebrae promoveu uma experiência imersiva inspirada na Amazônia e na diversidade do país. A estrutura reuniu auditório, sala de reuniões, ambiente multicultural e a própria loja colaborativa, conectando lideranças, investidores e empreendedores. De 10 a 21 de novembro, a programação integrou conteúdos técnicos, atividades culturais e atrações sensoriais, como documentários exibidos no “PedaCine do Brasil”, degustações, harmonizações e apresentações regionais. A instituição também operou a Zona do Empreendedorismo (En-Zone) no Parque Belém Porto Futuro e realizou ativações urbanas em vários pontos da capital paraense.

-

  • COP30
  • En-Zone
  • programação cultural