ASN Nacional
Compartilhe

FAM 2024: Sebrae discute empreendedorismo no mercado audiovisual

Durante o 28º Florianópolis Audiovisual Mercosul, o público terá oportunidade de acompanhar palestras sobre temas da atualidade, como o impacto da IA no setor
Por Redação
ASN Nacional
Compartilhe

A 28ª edição do Florianópolis Audiovisual Mercosul (FAM), que acontece de 5 a 11 de setembro, será espaço para discussão do mercado audiovisual sob o ponto de vista do empreendedorismo. O Sebrae, em parceria com a Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais (APRO), vai realizar palestras durante a Mostra Work in Progress (filmes em processo de finalização), que faz parte da programação do evento.

A iniciativa faz parte do Projeto Objetiva Empreendedorismo em FOCO, realizado pelo Sebrae e pela APRO, que oferece capacitações on-line gratuitas para profissionais do audiovisual e já alcançou 100 mil pessoas.

A coordenadora nacional de Economia Criativa do Sebrae, Denise Marques, destaca que o mercado audiovisual brasileiro é formado, em sua maioria, por pequenos negócios, sobretudo microempreendedores individuais (MEI).

São quase 70% de MEIs nesse setor. A capacitação e qualificação desses profissionais são importantes para a competitividade de seus negócios.

Denise Marques, coordenadora nacional de Economia Criativa do Sebrae

Futuro do mercado audiovisual

Realizado pela Associação Cultural Panavision, o FAM 2024 conta com mais de 70 atividades, entre exibições de filmes, eventos de mercado e formações. Pelo sexto ano, a Mostra Work In Progress (WIP) faz parte do evento, com a exibição de filmes não finalizados, que estão em processo de pós-produção.

Neste ano, além de participar de uma avaliação de audiência após cada sessão, o público vai ter a oportunidade de acompanhar debates do Projeto “Objetiva Empreendedorismo em Foco”. Entre os temas escolhidos, destaca-se o impacto da Inteligência Artificial (IA) no mercado audiovisual. “É um assunto que se relaciona com diversos aspectos das produções audiovisuais, inclusive quanto aos direitos autorais e à legislação”, acrescenta a especialista do Sebrae.

Confira abaixo a programação do Projeto Objetiva Empreendedorismo em Foco no WIP:

Sábado – 7 de setembro

14h – Palestra “Roteiro, novas e velhas formas de contar histórias”, com o roteirista Ricardo Tiezzi.

14h30 – Apresentação da 3ª edição do Projeto Objetiva Empreendedorismo em Foco, com a participação da coordenadora nacional de Economia Criativa do Sebrae, Denise Marques, e da gerente executiva da APRO, Odete Cruz.

16h – Palestra “Direitos Autorais em Tempos de Inteligência Artificial: Estratégias e Desafios para o Audiovisual”, com o advogado especialista em audiovisual Mateus Basso.

16h30 – Palestra “Importância do Clearance nas produções do Audiovisual”, com a advogada especialista em grandes produções Gabriela Pastore.

Domingo – 8 de setembro

16h – Palestra “O impacto da evolução tecnológica na produção audiovisual (IA)”, com a produtora Janaina Augustin.

Projeto Objetiva Empreendedorismo em Foco

Atualmente, o Projeto oferece seis cursos on-line gratuitos voltados para a qualificação do mercado audiovisual. São eles: Legislação e Negócios; Comercialização e Distribuição; Internacionalização; Gestão Empresarial para os Desafios do Mercado Audiovisual; Tecnologia e Inovação e Branded Content para o Audiovisual. Para se inscrever, basta acessar o Portal do Sebrae: https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline

  • audiovisual
  • Florianópolis Audiovisual Mercosul (FAM)
  • Inteligência Artificial
  • Objetiva Empreendedorismo em Foco