Diretores superintendentes, diretores técnicos, e diretores financeiros do Sebrae em 26 estados e no Distrito Federal, que participaram do I Encontro de Dirigentes 2025, realizaram uma visita técnica às obras da COP 30, em Belém, na tarde desta sexta-feira (14).
O primeiro espaço visitado foi o Parque da Cidade que está sendo construído na área do antigo Aeroclube do Pará. A obra, sob responsabilidade do Governo do Estado, se destaca por incorporar tecnologias avançadas de mitigação climática, como o uso de energia solar fotovoltaica – fonte de energia elétrica renovável e limpa, obtida com a conversão da luz solar em eletricidade – e sistemas de captação e reaproveitamento de água da chuva.
“Em Belém, o Brasil irá realizar pela primeira vez, o maior evento climático do mundo, a COP30. Estamos reunidos com todo o Sistema Sebrae, acompanhando todos os acontecimentos e ressaltando, sobretudo, a importância desse grande evento, que vai garantir principalmente aquilo que pertencemos, a inclusão da pequena economia, dos pequenos negócios no mundo que não tem mais volta, que é o mundo da sustentabilidade”, disse o diretor superintendente do Sebrae Nacional, Décio Lima.
Contando com mais de 1.500 árvores, o espaço também compreende 190 mil plantas ornamentais e vastas áreas gramadas, que juntas cobrem 83 mil metros quadrados. Entre as construções mais aguardadas estão o Pavilhão de Economia Criativa e o Centro Gastronômico.
É no Parque da Cidade que devem funcionar a Green Zone e a Blue Zone, espaços de discussão da COP 30, que serão fechados para chefes de Estado e representantes de países. “O Parque da Cidade será um legado para Belém e não está sendo construído somente para COP 30, será um espaço rico em cultura, meio ambiente e gastronomia que todos os paraenses e visitantes poderão usufruir do espaço”, disse Daniela Gênue, gerente de relacionamento e meio ambiente da Vale, que conduziu a visita.
“Estou muito feliz em poder visitar esse local do nosso estado, do nosso país, onde mais de 60 mil pessoas estarão vindo em novembro para conhecer, de fato, a Amazônia pisando no nosso território. E o Sebrae, há mais de 50 anos, vem desenvolvendo um trabalho extraordinário no Brasil, fazendo com que os pequenos negócios, que são a mola propulsora da economia desse país, cada vez mais se fortaleçam. E dessa forma, estamos recebendo o Brasil para mostrar a estratégia do Sebrae para o mundo”, disse o diretor superintendente do Sebrae no Pará, Rubens Magno, que participou da visita técnica nos espaços.