ASN Nacional
Compartilhe

Curupira encanta público e vira atração no estande do Sebrae na COP30

Mascote oficial reforça mensagem de preservação ambiental e mobiliza crianças, turistas e empreendedores na Green Zone
Por Aline Brelaz, de Belém
ASN Nacional
Compartilhe

O fim de tarde desta terça-feira (18) na Green Zone da COP30 ganhou cor, fantasia e emoção. Um menino de cabelos flamejantes e pés virados para trás chamou a atenção de visitantes, turistas e empreendedores que circulavam pelo estande do Sebrae. Era o Curupira, mascote oficial da COP30, que transformou o espaço em ponto de festa, especialmente para as crianças e famílias.

Guardião das florestas e figura tradicional do folclore brasileiro, o personagem simboliza a proteção da natureza e a resistência da cultura popular amazônica. Sua presença no evento reforça a mensagem central da conferência: preservar, regenerar e valorizar a biodiversidade do planeta. Não demorou para uma longa fila se formar para tirar fotos com o menino da mata. Entre sorrisos, abraços e celulares erguidos, o Curupira virou protagonista espontâneo do dia.

“Amei ficar perto dele”, disse Silvana Neves

Silvana Neves, de 9 anos, que estava acompanhada da mãe, foi a primeira a correr para abraçar o menino da floresta. “Eu amei ficar perto dele”, contou com brilho nos olhos.

Jiovana Correa ao lado do mascote oficial da COP30

A empreendedora de biojoias Jiovana Correa também fez questão de registrar o momento. “Desde criança escuto as histórias do Curupira, nossa entidade amazônica que protege as matas”, relembrou.

Matheus Batista celebrou a simbologia do Curupira na COP30

Para o estudante Matheus Batista, de 25 anos, o encontro foi simbólico: “O Curupira é a genuína representatividade da Amazônia que recepciona a COP30”, definiu.

Núbia e Kleber apresentaram o mascote ao filho Antônio

Kleber e Núbia Rodrigues trouxeram o filho Antônio, de 2 anos, para ver de perto o Curupira. “Sou professora e já contei tantas vezes as histórias do cabelo de fogo, nosso defensor da floresta, nas salas de aula. Ficamos emocionados”.

“O Curupira é muito bonito e importante para todos nós”, disse Theo Matos, de 7 anos

O entusiasmo se repetiu com Theo Matos, de 7 anos, que correu para garantir sua foto e levar para casa a lembrança: “O Curupira é muito bonito e importante para todos nós por cuidar tão bem da floresta”, afirmou com convicção.

A visita reforça a estratégia do Sebrae de conectar cultura, educação ambiental e engajamento social, trazendo a simbologia da floresta amazônica para perto do público da COP30 e promovendo a mensagem de proteção à biodiversidade de forma lúdica e acessível.

O Sebrae na COP30

Com estande de 400 m² instalado na Green Zone, o Sebrae transformou sua presença na COP30 em uma experiência imersiva inspirada na Amazônia e na diversidade do país. Além de vitrine viva de inovação e cultura, é um espaço de diálogo e network, com sala de reuniões, auditório e loja colaborativa de produtos da bioeconomia, conectando lideranças, investidores e empreendedores.

De 10 a 21 de novembro, das 9h às 20h, a programação combina conteúdo, cultura e sensorialidade, com atrações como webséries e documentários exibidos no “PedaCine do Brasil”, apresentações culturais, degustações e harmonizações com ingredientes regionais. O Sebrae também montou a Zona do Empreendedorismo (En-Zone), no Parque Belém Porto Futuro, e trabalha em ativações urbanas e outros pontos de presença pela capital do Pará. Acompanhe a cobertura completa dos pequenos negócios na COP30 pela Agência Sebrae de Notícias.

  • COP30
  • cultura popular
  • curupira