A COP30, que será realizada em Belém (PA) entre 10 e 21 de novembro de 2025, reforça a urgência global por ações que acelerem a transição para um modelo econômico de baixo carbono. Nesse cenário, o Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS) amplia sua atuação com a disponibilização de cursos que apoiam os pequenos negócios na adoção de práticas sustentáveis. Todos os cursos são gratuitos e podem ser feitos de qualquer lugar do país.
Lançada durante a COP29, a Plataforma de Sustentabilidade do Sebrae já conta com mais de 10 mil usuários e mais de 5 mil alunos matriculados em algum curso além de outros 2 mil formados em 30 cursos gratuitos e online. Responsável pela plataforma, o CSS se consolidou como o principal ambiente do Sebrae em todo país, para capacitações aplicadas ao dia a dia dos pequenos negócios, com temas que variam de economia circular a ESG e sustentabilidade para cidades. Localizada em Cuiabá (MT), trata-se de uma unidade de referência nacional em temas voltados para a sustentabilidade.

Mudanças climáticas
Entre as novidades disponíveis na plataforma, o Centro está lançando o curso “Empreendedorismo para os Desafios do Clima”. A formação orienta empreendedores a compreender como eventos climáticos extremos afetam custos, produção e vendas, além de como transformar riscos em oportunidades de inovação e competitividade. O curso aborda temas como identificação de impactos e oportunidades das mudanças climáticas nos negócios, modelos sustentáveis de crescimento e estratégias de adaptação e ação prática no território.
Diferenciais da formação:
- Linguagem acessível
- Conteúdos interativos
- Aplicação prática dos conceitos
- Estudo de caso real
- Certificação
- 100% online e gratuito
Questão urgente
Relatório do CSS publicado em 2024 mostra que, embora apenas 35% dos pequenos negócios brasileiros conheçam práticas sustentáveis, seis em cada dez acreditam que podem contribuir para a agenda ambiental. Segundo o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), o mundo precisa reduzir 43% das emissões globais até 2030 para limitar o aquecimento a 1,5 °C, meta considerada decisiva para a mitigação de impactos severos.
Para especialistas, essa percepção precisa avançar rapidamente para que micro e pequenas empresas reforcem sua resiliência econômica, especialmente em setores mais vulneráveis ao clima.

O Sebrae na COP30
Com estande de 400 m² instalado na Green Zone, o Sebrae transforma sua presença na COP30 em uma experiência imersiva inspirada na Amazônia e na diversidade do país. Além de vitrine viva de inovação e cultura, é um espaço de diálogo e network, com sala de reuniões, auditório e loja colaborativa de produtos da bioeconomia, conectando lideranças, investidores e empreendedores. De 10 a 21 de novembro, das 9h às 20h, a programação combina conteúdo, cultura e sensorialidade, com atrações como webséries e documentários do “PedaCine do Brasil”, apresentações culturais, degustações e harmonizações com ingredientes regionais. Acompanhe a cobertura dos pequenos negócios na COP30 pela Agência Sebrae de Notícias.

