ASN Nacional
Compartilhe

A 12 horas da COP30, espaço Chico Mendes é inaugurado em Belém

Com participação da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e do presidente do Sebrae, Décio Lima, autoridades celebram legado do ambientalista
Por Renata Mariz
ASN Nacional
Compartilhe

Uma plateia diversa, formada por importantes grupos da sociedade civil, incluindo representantes de comunidades quilombolas e indígenas, participou da abertura do Espaço Chico Mendes e Fundação Banco do Brasil na COP30, em Belém, na noite deste domingo (9). O evento marcou a inauguração do ambiente que busca dar visibilidade à ciência e a projetos de base sustentável, fomentar experiências de inclusão produtiva e projetar ações que traduzem, em escala local, o que o planeta discute em escala global durante a conferência do clima.

A cerimônia reuniu autoridades como Marina Silva, ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima; Luciana Santos, ministra da Ciência, Tecnologia e Inovações; a princesa Esmeralda da Bélgica; Jorge Viana, presidente da ApexBrasil; e o presidente do Sebrae, Décio Lima, entre outros. A abertura também contou com a presença de Angela, Elenira e Angélica Mendes, respectivamente filhas e neta de Chico Mendes, seringueiro e ambientalista assassinado em 1988 por enfrentar interesses que ameaçavam a floresta no Acre.

Em seu discurso, Décio Lima relembrou o legado de Chico Mendes e citou o pensador indígena Ailton Krenak ao defender que a sustentabilidade é uma “utopia possível” em meio à emergência climática. Segundo ele, a bioeconomia, fortalecida por empreendedores locais, oferece um caminho concreto para romper com a lógica de concentração de riqueza que ainda molda cadeias produtivas globais, incluindo as grandes plataformas digitais. Ao dirigir-se a Marina Silva, afirmou: “Ministra, a senhora é uma voz brilhante por trazer ao mundo a sua utopia permanente, que é lutar por um planeta sustentável”.

Marina Silva rememorou episódios de sua convivência com Chico Mendes e afirmou que ele ficaria impressionado ao ver instituições do Estado atuando de forma integrada em defesa da floresta. “Herança é aquilo que se divide e acaba. O Chico deixou um legado”, disse. Já a ministra Luciana Santos ressaltou o simbolismo do local escolhido para receber o espaço: o Museu Paraense Emílio Goeldi, que há 160 anos produz conhecimento sobre a Amazônia.

Unir ciência, cultura, diversidade e natureza num espaço que homenageia Chico Mendes tem um significado muito especial, ministra da Ciência, Tecnologia e Inovações, Luciana Santos

A programação do Espaço Chico Mendes e Fundação BB ao longo da COP30 incluirá debates, rodas de conversa e exposições que dão visibilidade a soluções construídas por comunidades tradicionais, movimentos extrativistas, jovens amazônidas e iniciativas de bioeconomia. Parceiro histórico da Fundação Banco do Brasil, o Sebrae mantém cooperações em educação empreendedora e firmou recentemente convênio para fortalecer negócios solidários urbanos, rurais e comunitários. O espaço é uma ação do Comitê Chico Mendes, do Conselho Nacional das Populações Extrativistas (CNS) e da Fundação BB, que funcionará até 21 de novembro, no Campus de Pesquisa do Museu Paraense Emílio Goeldi, em Belém.

O Sebrae na COP30

Com estande de 400 m² instalado na Green Zone, o Sebrae transforma sua presença na COP30 em uma experiência imersiva inspirada na Amazônia e na diversidade do país. Além de vitrine viva de inovação e cultura, é um espaço de diálogo e network, com sala de reuniões, auditório e loja colaborativa de produtos da bioeconomia, conectando lideranças, investidores e empreendedores.

De 10 a 21 de novembro, das 9h às 20h, a programação combina conteúdo, cultura e sensorialidade, com atrações como webséries e documentários exibidos no “PedaCine do Brasil”, apresentações culturais, degustações e harmonizações com ingredientes regionais. O Sebrae também montou a Zona do Empreendedorismo (En-Zone), no Parque Belém Porto Futuro, e trabalha em ativações urbanas e outros pontos de presença pela capital do Pará. Acompanhe a cobertura completa dos pequenos negócios na COP30 pela Agência Sebrae de Notícias.

  • Amazônia
  • COP30