Com mais de 12,7 milhões de pequenos negócios, o setor de Serviços comemora o nono resultado positivo consecutivo em 2025, com alta acumulada de 3,7%. De acordo com a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), publicada nesta sexta-feira (12), o volume aumentou 0,3% em outubro, na comparação com setembro. Já na comparação a outubro do ano passado, o crescimento foi de 2,2%.
“Os pequenos negócios, o real motor da economia brasileira, são peça fundamental para esses resultados. Seis em cada dez pequenos negócios abertos no Brasil são do setor de Serviços”, destaca o presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima. “Estamos em uma situação de pleno emprego e com inflação sob controle. Isso estimula as pessoas a apostarem nos seus sonhos, de serem donos dos próprios negócios, o que faz do Brasil um dos países mais empreendedores do mundo”, ressalta.
Grande parte das atividades desse segmento registrou alta: o destaque ficou com transportes (1%). Informação e comunicação (0,3%), outros serviços (0,5%), profissionais e administrativos (0,1%) e serviços prestados às famílias (0,1%) também tiveram alta. O índice de atividades turísticas cresceu 0,8% em outubro, frente ao mês imediatamente anterior.
Abertura de novas empresas
Neste ano, o Brasil já soma a abertura de 4,6 milhões de novos pequenos negócios abertos. Em comparação com o mesmo período de 2024, os dados de janeiro a novembro mostram um crescimento de 19%. O setor de Serviços liderou o número de aberturas de novos empreendimentos (microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte) até novembro, representando 64% do total de empresas criadas. Nesse segmento, a abertura de MEI apresentou alta de 24,5% em comparação ao mesmo período de 2024.

