ASN Nacional
Compartilhe

Sebrae e prefeitura de Biguaçu firmam parceria para implementar programa Cidade Empreendedora

Presidente Décio Lima participou de solenidade e destacou o trabalho da instituição para ampliar o acesso dos pequenos negócios a crédito
Por Redação
ASN Nacional
Compartilhe

O presidente do Sebrae, Décio Lima, esteve em Biguaçu (SC), neste sábado (30), para firmar uma parceria que vai levar ao município o programa Cidade Empreendedora. A iniciativa busca melhorar o ambiente de negócios e o desenvolvimento das micro e pequenas empresas. A cerimônia contou com as presenças do prefeito, Salmir da Silva, e do vice-prefeito Alexandre Martins de Souza, além de diversas autoridades locais, e coincidiu com a inauguração de um novo espaço para a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação.

Durante o evento, Décio Lima destacou a importância da parceria. Ele enfatizou a força dos pequenos negócios na criação de empregos e na distribuição de renda no país. “Os pequenos empreendedores brasileiros respondem por 95% de todas as empresas em atividade e geraram, somente no ano passado, mais de 1,3 milhão de novos empregos formais”, comentou.

Apesar desse protagonismo, Décio avalia que ainda há desafios importantes que os pequenos negócios enfrentam, em uma economia que – segundo ele – não foi feita para os pequenos. “Mais de 88% desses empreendedores não têm acesso a crédito, em um país onde dois terços da economia é crédito.”

Nesse contexto, para apoiar o empreendedor brasileiro, o Sebrae tem atuado fortemente para permitir que as pequenas empresas possam acessar os recursos necessários para investir e continuar crescendo.

O Sebrae é avalista e garantidor do pequeno. Com isso o risco cai, o juro cai. Por essa razão, no período em que estou dirigindo o Sebrae, nossa carteira pulou de R$ 1 bi para R$ 30 bilhões. Décio Lima, presidente do Sebrae.

Décio Lima também destacou o reconhecimento da população a respeito do trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Sebrae, o que levou a marca à quarta posição entre as mais valorizadas pelo brasileiro.

Programa Cidade Empreendedora

O Cidade Empreendedora já beneficiou 2.865 municípios em todo o país. Entre as ações do programa estão o Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora, que registrou mais de 14 mil inscrições e premiou mais de 1.100 iniciativas.

Também integram o programa os Agentes de Desenvolvimento, que atuam para a melhoria do ambiente de negócios nos municípios e as salas do empreendedor, apoiadas pelo Sebrae, que já chegaram à marca de 3.350 distribuídas por todas as regiões do país.

Em Santa Catarina, o ciclo 2025/2026 do Programa registrou a adesão de 174 municípios, cobrindo 58% do território estadual. Isso representa um aumento de 14% em relação ao ciclo anterior (2023/2024), que teve a participação de 152 cidades.

  • Cidade Empreendedora