Pesquisadores, gestores públicos e representantes de instituições financeiras vão se reunir, entre 16 e 19 de dezembro, no Insper, em São Paulo (SP), para o mais importante fórum científico e acadêmico de economia do país. O 53º Encontro Nacional de Economia vai debater as pesquisas mais recentes sobre desenvolvimento, política fiscal, produtividade, mercado de trabalho, inovação e inclusão social. O evento é promovido pela Associação Nacional dos Centros de Pós-Graduação em Economia (ANPEC) e tem o Sebrae como um dos patrocinadores.
A presença do Sebrae neste ambiente representa um passo estratégico na aproximação entre a pesquisa econômica de alto nível e o universo dos pequenos negócios — segmento responsável por mais de 95% das empresas brasileiras, 30% do PIB e pela maior parte dos empregos formais do país. A instituição levará ao encontro suas principais bases de dados e estudos, como o Data Sebrae, além de iniciativas que demonstram a força transformadora dos micro e pequenos empreendedores no Brasil.
Para o presidente do Sebrae, Décio Lima, a participação da instituição no Encontro reforça a relevância estratégica dos pequenos negócios e o papel do Sebrae na construção de um modelo de desenvolvimento mais justo e sustentável.
“O Sebrae é um agente estratégico do desenvolvimento nacional. Estar ao lado das principais instituições e centros de pesquisa econômica é fundamental para alinhar o pensamento econômico brasileiro à realidade produtiva e social dos pequenos negócios”
Décio Lima, presidente do Sebrae Nacional
“Fortalecer esse diálogo é essencial para construirmos um Brasil mais justo, inovador e competitivo”, complementa.
Durante o evento, o Sebrae apresentará pesquisas, dados e projetos que evidenciam a centralidade dos pequenos negócios na estrutura econômica brasileira, destacando seu papel na geração de emprego, na inovação e na coesão social.
“O Encontro Nacional de Economia é um espaço de formulação e pensamento sobre o futuro do país. Estar nele expressa o nosso compromisso em estreitar o diálogo entre a ciência econômica e a realidade dos pequenos negócios, que são o alicerce da economia brasileira”, destaca Valdir Oliveira, gerente da Unidade de Capitalização e Serviços Financeiros do Sebrae.
“Ao nos inserirmos nesse ambiente de reflexão, queremos estimular pesquisas, análises e metodologias que compreendam melhor a dinâmica das micro e pequenas empresas, fortalecendo a produção de conhecimento que sirva de base para políticas públicas mais eficazes e inclusivas”
Valdir Oliveira, gerente da Unidade de Capitalização e Serviços Financeiros do Sebrae
A participação do Sebrae tem a coordenação técnica liderada por Giovanni Beviláqua, coordenador de Acesso a Crédito e Investimentos, e por Denis Nunes, coordenador do Núcleo de Pesquisa e Gestão do Conhecimento.
O Sebrae, ao fomentar políticas públicas, oferecer capacitação, facilitar o acesso ao crédito e estimular a pesquisa aplicada, contribui diretamente para a redução das desigualdades regionais e o aumento da competitividade nacional. Integrar a ciência econômica e a realidade do empreendedorismo brasileiro permite criar soluções mais eficazes, sustentáveis e alinhadas às necessidades concretas da sociedade.
Sobre o Encontro Nacional de Economia 2025
O Encontro Nacional de Economia é promovido anualmente pela ANPEC com o objetivo de estimular o intercâmbio entre economistas e profissionais de áreas afins. Realizado no mês de dezembro, consiste no mais importante evento científico nacional na sua área, reunindo centenas de pesquisadores, professores, estudantes, gestores públicos e representantes das principais instituições financeiras e de desenvolvimento, como Banco Central, BNDES, Banco do Nordeste, Febraban e Fundação Itaú.
Durante o evento, são apresentados trabalhos inéditos, com debate sobre a realidade nacional, que é objeto de painéis e sessões temáticas, além de temas de interesse regional. O encontro conta também com a participação de renomados pesquisadores estrangeiros.

