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Retomada da intenção de compra das famílias anima donos de pequenos negócios

Pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) notou um crescimento de 10,4% da Intenção de Consumo das Famílias em comparação a fevereiro de 2023
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Uma excelente notícia para os pequenos negócios. Com a melhora do cenário econômico, a expectativa é que o consumo das famílias aumente a partir deste mês de fevereiro. É o que aponta o índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF), apurado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). O resultado é o melhor desde 2015, com um crescimento de 10,4% – chegando a 105,7 pontos – em comparação a fevereiro de 2023.

O índice que mede a percepção sobre o cenário para compra de bens duráveis chegou aos 73,5 pontos – o que representou um aumento de 34,1% em comparação ao ano passado. A projeção feita para o próximo trimestre também é otimista e aponta um crescimento de 7,8% em comparação com o mesmo período de 2023.

Otimismo

Os donos dos pequenos negócios também estão confiantes em melhorar as vendas neste início ano. A Sondagem das Micro e Pequenas Empresas, realizada pelo Sebrae em parceria com a Fundação Getulio Vargas (FGV), responsável por calcular o Índice de Confiança das Micros e Pequenas Empresas (IC-MPE), observou que, em janeiro, o IC-MPE subiu 1,5 ponto, chegando a 94 pontos e registrando a melhor pontuação desde outubro de 2022. A alta foi puxada pelos setores de Comércio e Serviços.

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  • consumo das famílias
  • Índice de Confiança das Micros e Pequenas Empresas