O Programa “Conversa com o Presidente” desta terça-feira (21) teve a participação do ministro da Fazenda, Fernando Haddad. O tema do encontro semanal do presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi o Desenrola, programa de renegociação de dívidas lançado pelo governo e que tem o seu Dia D nesta quarta-feira (22). Fernando Haddad destacou que até o momento, cerca de 7 milhões de pessoas já buscaram os bancos, o que representou cerca de 10 milhões de dívidas com valores até R$ 100 negociadas.
“Essa ação é inédita no mundo, jamais havia sido feito nada parecido: o cidadão ter a sua dívida com empresas negociadas pelo governo. Nós pegamos todas as dívidas e fizemos um leilão onde o desconto médio é de 83%, podendo chegar em alguns casos a 99%”, comentou Haddad. Segundo o ministro, a pessoa que procura o Desenrola tem o seu nome limpo em até 5 dias. “Mesmo que a pessoa não possa pagar o valor negociado à vista, é importante não perder a oportunidade. Pegue o desconto e parcele. Você vai ter uma nova dívida 70% ou 80% menor que a inicial”, acrescentou.
O presidente Lula lembrou da importância da medida para mover a economia. “Estamos pensando no desenvolvimento da economia. Se o cidadão não deve ou tem uma dívida controlada ele vai voltar a comprar. A empresa vai contratar a fábrica, que vai gerar novos empregos. O empresário vai aumentar sua fábrica. Todo mundo tem de ter um assento na roda-gigante da economia. Quando todos começam a comprar, as coisas começam a melhorar”, comentou. “O Desenrola pode se tornar um exemplo para o mundo, como foi o Bolsa-Família”, acresceu o presidente.
Para o presidente do Sebrae, Décio Lima, a iniciativa do governo está beneficiando os consumidores, mas também alcança os donos de pequenos negócios que estão aproveitando a oportunidade, com condições mais vantajosas de negociação de suas dívidas, para limparem seu nome na pessoa física e poder voltar a obter crédito. “O programa Desenrola está permitindo que o brasileiro volte a sonhar. Essa é uma ação estratégica para a retomada do desenvolvimento econômico, que passa também pelos pequenos negócios, que representam 94% das empresas brasileiras. O empreendedor que tem restrições na pessoa física fica impossibilitado de buscar empréstimo na pessoa jurídica. Por isso, o Desenrola também é uma ação para o dono da micro e pequena empresa, além de recuperar o poder de compra do consumidor e reaquecer a economia”, comenta.
Dia D
Nesta quarta-feira (22/11), por meio do Ministério da Fazenda, o governo federal promove o “Dia D – Mutirão Desenrola”, uma ação em conjunto com organizações da sociedade civil, bancos e outros credores para fomentar as renegociações de débitos e ampliar o alcance do Programa.
Para difundir o Desenrola e conquistar maior adesão de participantes, os bancos vão aumentar os horários de atendimento de parte de suas agências neste dia, de acordo com as próprias políticas internas, para que os usuários das instituições financeiras fiquem a par dos benefícios concedidos e para que haja mais disponibilidade de tempo para esses atendimentos.
Sustentabilidade
Ainda no programa desta terça-feira, o presidente Lula destacou a importância que o país voltou a ter no cenário internacional. “O Brasil é visto com a bola da vez. As pessoas veem o Brasil e pensam em floresta, em hidrogênio verde, em energia eólica e solar. Nós podemos oferecer ao mundo a oportunidade de descarbonizar a economia”, disse. “O Brasil pode ser para o mundo, com a energia limpa, o que a Arábia Saudita foi com o combustível fóssil”, complementou o presidente.