ASN Nacional
Compartilhe

Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora incentiva soluções criativas na gestão municipal

Com inscrições abertas, a premiação visa destacar projetos capazes de impactar positivamente a criação e o desenvolvimento de pequenos negócios
Por Cibele Maciel
ASN Nacional
Compartilhe

Reconhecer iniciativas inovadoras na gestão municipal capazes de fortalecer o desenvolvimento de pequenos negócios é o objetivo do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora (PSPE). A abertura das inscrições para a 13ª edição do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora começaram no dia 6 de agosto e cada Estado tem um calendário próprio, confira no site. Podem participar prefeitos e prefeitas de todos os municípios brasileiros, bem como administradoras e administradores regionais do Distrito Federal e de Fernando de Noronha (PE).

Com mais de 20 anos de história e 14 mil projetos inscritos nas 12 últimas edições, o PSPE estimula a continuidade de projetos municipais capazes de impactar positivamente a criação e o desenvolvimento de pequenos negócios. Este é o caso da prefeitura de Brotas (SP), vencedora nacional da última edição (2023-2024), na categoria Turismo e Identidade Territorial, com o projeto “Brotas Turismo Inteligente: Aventura o ano inteiro!”.

Com resultados concretos, a gestão municipal foi reconhecida por transformar seu potencial turístico em oportunidade de desenvolvimento. A cada R$ 1 investido, o município consegue gerar R$ 1,75 em retorno, de acordo com Umberto Battocchio, que na época atuava como diretor-geral de fiscalização de Brotas.

Ele conta que o PSPE mostrou que vale a pena planejar, ouvir a comunidade e investir em parcerias, como a realizada com o Sebrae. “Mais que um troféu, o prêmio confirmou que estamos certos ao trabalhar com planejamento, inovação e compromisso com o progresso local. Em Brotas, o prêmio nos incentivou a ir além e serviu como um selo de qualidade para o nosso trabalho”, acrescentou.

Turismo o ano todo

O projeto no município paulista permitiu o controle do movimento turístico, auxiliou o planejamento e garantiu mais segurança, sustentabilidade e oportunidades locais. Segundo Umberto, com isso foi possível reduzir a sazonalidade e garantir movimento na cidade durante todo o ano, com o apoio de um calendário turístico ativo e estratégias bem definidas. “Criamos um sistema de voucher que assegurou recursos importantes para o Fundo Municipal de Turismo e auxiliou no combate à informalidade”, comentou.

Na última edição do PSPE (2023-2024), foram mais de 2,5 mil projetos inscritos. A região Sudeste foi a que teve o maior número de inscrições, com 748 registros. Além de realizar a premiação, o Sebrae é parceiro das prefeituras e da gestão pública com o programa Cidade Empreendedora e a estratégia Territórios Empreendedores.

Nova edição do PSPE

A 13ª edição da premiação, que acontece a cada dois anos, foi lançada nacionalmente, em Brasília (DF), no dia 23 de julho.

O PSPE 2025 acontece em duas etapas: Estadual – de agosto de 2025 a abril de 2026 – e Nacional – maio de 2026. Os detalhes do Prêmio, como as categorias e demais critérios para participação, estão no regulamento, disponível no site.

  • Inovação
  • Premio Sebrae Prefeitura Empreendedora
  • projetos municipais