Duas palestras no primeiro dia do Transformar Juntos 2025 reforçaram o poder das parcerias entre instituições e os pequenos negócios. A primeira, “Tombamento de comunidades quilombolas: proteção legal e caminhos para o desenvolvimento territorial” mostrou como o Sebrae/GO e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) se uniram para desenvolver esses territórios.
Participaram do encontro o presidente do Iphan, Leandro Grass; o coordenador técnico do Iphan em Goiás, Décio Coutinho; e a coordenadora de Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial do Sebrae/GO, Elaine Souza, que moderou o encontro.
O Iphan e o Sebrae de Goiás mapearam as potencialidades econômicas das comunidades quilombolas do território Kalunga, no nordeste do estado. São 39 comunidades próximas da divisa com o Tocantins, que compartilharam conhecimentos e vão permitir a identificação de produtos e processos culturais típicos da região.
A preservação de bens da comunidade pode se transformar em patrimônios brasileiros, reconhecidos pelo Iphan.

O tombamento não imobiliza, realmente, o patrimônio material ou imaterial, ele dá a possibilidade de restauração, de conservação, salvaguarda. O tombamento proporciona uma certa visibilidade, ele gera um interesse público e social.
Leandro Grass, presidente do Iphan.
Contrata + Brasil
No fim da tarde desta quarta-feira (23), a palestra “Contrata+Brasil e credenciamento de fornecedores para prestações de serviços nos municípios” incentivou a adesão dos pequenos negócios na plataforma do governo. O Sebrae divulgou, durante o painel, um portfólio de soluções para auxiliar o credenciamento de microempreendedores individuais no site do Contrata+Brasil.
O encontro contou com o secretário do Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comercio de Jussara (GO), Silvio José Lopes; secretária de Administração e Finanças Município de Bocaina do Sul (SC), Silmara da Silva; o diretor de Normas e Sistemas de Logística do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Everton Santos; o diretor de Fomento no Ministério do Empreendedorismo, Marcelo Strama; a gestora de Soluções do Sebrae/RS, Jamila Ferreira; e o gestor de Soluções de Legislação do Sebrae/RS, Romulo Tevah, que moderou o painel.
O portfólio de soluções inclui dois cursos, um voltado para órgãos públicos e outro para MEI; dois e-books e uma consultoria presencial. Os materiais podem ser acessados no site da solução.
Marcelo Strama lembrou o papel da inclusão social, atrelado à plataforma. “O pai de um aluno que é fornecedor daquele município se sente muito feliz e orgulhoso de prestar um serviço na escola onde o filho dele estuda. Esse pertencimento tanto do pai quanto do aluno traz uma questão de aproximação do poder público com o cidadão, com a sociedade”, acredita.
Transformar Juntos
O evento Transformar Juntos, do Sebrae, reúne 70 atividades programadas entre os dias 23 e 25 de julho, no Royal Tulip, em Brasília. O encontro é voltado principalmente para agentes de desenvolvimento, gestores públicos e atores de prefeituras e governos estaduais.
A programação diversificada abordará temas cruciais para o avanço do país, incluindo boas práticas de desenvolvimento territorial, atuação conjunta, associativismo, bancos comunitários e moedas sociais.
A sustentabilidade será um pilar central, com discussões aprofundadas sobre transição energética justa, resiliência climática e cidades inteligentes. O empreendedorismo como política de governo também terá destaque, reforçando a importância da iniciativa privada no desenvolvimento local.