Com apenas um mês de operação, a plataforma Contrata+Brasil – que pode gerar R$ 6 bilhões em contratos entre órgãos públicos e microempreendedores individuais (MEI) – já conta mais de 1,2 mil MEIs e 187 instituições públicas cadastradas. A ferramenta simplifica a contratação de prestadores de serviços de manutenção e pequenos reparos para fomentar a economia local, gerando mais empregos e renda para a população.
Vagas de bombeiro hidráulico, reparador de extintor de incêndio, técnico em manutenção de telefonia, reparador de equipamentos esportivos, instalador de ar-condicionado e pintor são algumas das oportunidades disponíveis.
A ferramenta lançada pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) conta com a parceria do Sebrae, que qualificará os profissionais que atuarão nas prefeituras e instituições públicas, como Institutos Federais, conselhos federais e câmaras municipais.
O objetivo agora é aumentar ainda mais o número de oportunidades e de trabalhadores cadastrados – dos 16 de milhões de MEI em operação no Brasil, apenas 70 mil estão cadastrados na base de fornecedores do governo federal. Para que isso ocorra, o Sebrae tem atuado em duas frentes.
A primeira, a partir do nosso programa Cidade Empreendedora e das ferramentas e soluções voltadas ao gestor público, que pretendem trazer prefeituras e instituições para a plataforma Contrata Mais Brasil, mostrando as vantagens para as suas rotinas e operações.
Pedro Pessoa, analista de Políticas Públicas do Sebrae.
“A outra é utilizar o nosso portfólio já existente para provocar, estimular e impulsionar o cadastro desses empreendedores e sua qualificação deles com uma atuação customizada de acordo com demandas”, complementa Pedro.
Passo a passo
A plataforma Contrata+Brasil tem interface intuitiva e procedimentos simples, seguros e ágeis. A contratação pode ocorrer em até cinco dias a partir da publicação da necessidade do serviço. Confira como é fácil se cadastrar como MEI na ferramenta para prestar serviços nos órgãos públicos do seu município ou região.
- Acesse a plataforma gov.br/contratamaisbrasil, usando o seu login gov.br;
- Na página inicial, clique no menu localizado no canto superior esquerdo, em seguida, clique em “minhas empresas” e digite o CNPJ. Se você já tem cadastro no Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores (Sicaf), os dados da sua empresa serão automaticamente preenchidos;
- Se sua empresa não for cadastrada no Sicaf, aparecerá a seguinte mensagem: O CNPJ não está cadastrado no Sicaf. Para fazer o cadastro, clique em “Entre nesse link e faça seu cadastro”;
- Agora, no campo Serviços, clique na setinha no canto direito e selecione os serviços que sua empresa realiza. Selecionados os tipos de serviço, clique em “Inscrever empresa”;
- Após completar a inscrição e se houver oportunidades de interesse no seu município, já pode enviar a sua proposta pela plataforma.
Além de explorar as oportunidades disponíveis navegando pelo Contrata+Brasil, os microempreendedores individuais inscritos na ferramenta receberão, caso concordem, notificações automáticas pelo WhatsApp sempre que surgir uma oportunidade de trabalho no seu município, de forma rápida, fácil e totalmente acessível.
Saiba mais
A Plataforma reúne o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (responsável pela operação da plataforma Contrata+Brasil), a Advocacia Geral da União (AGU), os ministérios do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic), do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (Memp), a Secretaria de Relações Institucionais (SRI), a Agência Brasileira para o Desenvolvimento Industrial (ABDI), o Sebrae e o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).