ASN Nacional
Compartilhe

Conselheiros do Sistema Sebrae participam de encontro sobre oportunidades de crédito

Evento contou com a presença do embaixador do programa Acredita, o ex-jogador Raí de Oliveira
Por Rafael Baldo
ASN Nacional
Compartilhe

O Sebrae promoveu nesta terça-feira (29), no auditório da sede nacional em Brasília (DF), um encontro com conselheiros do Sistema Sebrae, representantes das Instituições Financeiras e operadores do Fundo de Aval das Micro e Pequenas Empresas (Fampe). O evento também contou com a presença do ex-jogador de futebol Raí de Oliveira, embaixador do programa Acredita.

Entre os assuntos abordados, estão as oportunidades de crédito para os pequenos negócios, a estratégia de atuação do Acredita Sebrae e uma retrospectiva sobre os 30 anos do Fampe. Na abertura do encontro, o presidente do Sebrae, Décio Lima, ressaltou o impacto dos microempreendedores na economia do país.

“O Brasil alcança um dos patamares de maior empregabilidade nos últimos anos. Os dados econômicos são extraordinariamente, positivos e boa parte desses números é originária dos micros e pequenos negócios. Mas essas empresas ainda enfrentam problemas para acessar crédito. O Sistema Financeiro não abre as portas para os pobres, para os pequenos. E quando falamos em crédito para os pequenos negócios há uma série de barreiras. 95% dos CNPJs apontam que têm dificuldades em conseguir acesso aos bancos”, comenta Décio Lima.

Nós podemos fazer a diferença e mudar este quadro, precisamos pulverizar o acesso ao crédito. É possível melhorar a vida dessas pessoas, trazendo solução para quem empreende. Décio Lima, presidente do Sebrae.

Impacto do crédito

Para o coordenador de Acesso ao Crédito e Investimentos do Sebrae, Giovanni Beviláqua, o impacto do crédito assistido do Sebrae é enorme. Em 2024, o acesso ao crédito aumentou 18,13% para os pequenos negócios, em comparação ao ano anterior. Se for considerado apenas o Fampe, esse número sobe para 67,13%, quase 3,7 vezes a média do mercado.

“A maior quantidade de CNPJs no Brasil é de pequenos negócios, mas eles correspondem ainda a menos de 30% do PIB. Então, na nossa leitura, há um espaço muito grande a ser percorrido, com uma concessão que pode ser mais abrangente para as pequenas empresas”, analisa.

Acredita pelo Brasil

O encontro terminou com a palestra do embaixador do programa Acredita, o ex-jogador Raí de Oliveira. Além de contar sobre sua carreira, Raí agradeceu a presença e o empenho dos conselheiros presentes em ampliar o acesso ao crédito para os pequenos negócios.

Foto: Darli Silva.

“Eu tenho certeza de que, com a colaboração de vocês, com a parceria de vocês, com certeza a gente pode logo ter números ainda mais ambiciosos. Junto com o Sebrae nacional e nos estados, a gente pode divulgar todas essas grandes oportunidades”, pontuou.

  • Acredita
  • Crédito
  • Fampe