Em três anos, o Brasil conquistou a abertura de mais de 500 novos mercados internacionais em mais de 80 países. O esforço foi celebrado nesta segunda-feira (15), em Brasília, que marcou também a inauguração da sede própria da ApexBrasil. Os trabalhos realizados pelo governo federal já resultam num total de US$ 3,4 bilhões em exportações para empresas brasileiras – incluindo os pequenos negócios.

Mercado, segundo a metodologia adotada pelo governo e pela ApexBrasil, não equivale a um país. Cada autorização sanitária, regulatória ou comercial concedida para um produto específico em determinado destino é contabilizada como uma nova abertura. O potencial de exportação é de mais de US$ 37,5 bilhões por ano para os diferentes itens, com destaque para carnes, algodão, frutas e pescados, entre outros.
Durante a solenidade, o presidente do Sebrae, Décio Lima, recebeu uma homenagem da ApexBrasil pela contribuição para o avanço no comércio global e no trabalho no apoio aos microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno forte na internacionalização destas empresas.
“O Brasil é gigante, tem riqueza, povo empreendedor e vocação global. O Sebrae vem trabalhando para qualificar, capacitar e apoiar os pequenos negócios nesta jornada da exportação. Essa parceria que temos com a ApexBrasil para preparar os empreendedores para o mercado externo é fundamental”
Décio Lima, presidente do Sebrae
“A competição no mercado global pode motivar melhorias na qualidade dos nossos produtos e serviços, aumento da eficiência e redução de custos das exportações”, acrescenta.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou do evento e destacou o marco de abertura de novos mercados. “Quanto mais corretos nós formos na questão climática, ambiental, na qualidade do produto que fabricamos, mais chance teremos de conquistar o mercado lá fora. Estamos tentando quebrar o ostracismo em que o país ficou durante uns 10 anos”, afirmou.
“Podemos muito mais. Para isso, temos que ser humildes, trabalhar mais e melhorar nossos produtos. Não existe ninguém capaz de competir com a fartura de possibilidades do Brasil”
Luiz Inácio Lula da Silva, presidente do Brasil
A escultura entregue ao presidente do Sebrae é da artista plástica Christina Motta. A obra revela uma mão que sustenta o mundo, simbolizando a missão da ApexBrasil de apoiar, conectar e ampliar a presença do Brasil no comércio internacional.
Além do presidente do Sebrae, o vice-presidente e ministro da Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, o ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, e outras autoridades, receberam a condecoração da entidade.
Pequenos negócios nas exportações
Atualmente, 68% das exportações dos pequenos negócios são feitas para as Américas (28% América do Sul, 24% América do Norte e 7% América Central e Caribe). O número de pequenos empreendedores que estão vendendo produtos e serviços para outros países cresceu 120% nos últimos 10 anos, enquanto as médias e grandes empresas cresceram 29% no mesmo período. Os pequenos negócios representam 41% do total de empresas exportadoras, apesar de movimentarem apenas cerca de 0,9% do montante de recursos.
De acordo com levantamento do Sebrae, em 10 anos foi registrado um crescimento de 152% nos valores comercializados por pequenos negócios. Em 2023, esse segmento foi responsável por movimentar US$ 2,8 bilhões, o melhor resultado registrado em todos os anos anteriores a 2020, sendo menor apenas que as exportações feitas em 2021 e 2022.

