Em agenda no Maranhão, nesta quinta-feira, 26, o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, foi recebido no Sebrae Maranhão pelo presidente do Conselho Deliberativo Estadual – CDE, Celso Gonçalo, conselheiros do Sebrae, representantes de instituições financeiras federais, de secretarias estaduais, como o secretário de Estado de Representação Institucional do Distrito Federal, Washington Oliveira, além de lideranças empresariais e políticas, como o deputado federal Gonçalo de Sousa e a senadora licenciada e atual secretária de Estado da Juventude, Eliziane Gama.
Apresentado a iniciativas do Sebrae que têm contribuído para promoção da inclusão produtiva, geração de oportunidades para os maranhenses, impactando fortemente o desenvolvimento local e a criação de empregos no estado, Padilha conheceu detalhes do programa Cidade Empreendedora e do Projeto Tambores da Inclusão e da estratégia de fomento à Educação Empreendedora empreendida pelo Sebrae no Maranhão.
O ministro anunciou as perspectivas de parcerias com o governo federal para fortalecer e ampliar ações que têm gerado resultados, considerados por ele como “fantásticos”, o que explica o bom momento do Maranhão, que se destaca no cenário nacional na geração de empregos, entre outros indicadores.
Durante o encontro, a gerente da Unidade de Gestão Estratégica do Sebrae no Maranhão, Cristiane Corrêa, fez uma apresentação técnica mostrando resultados e objetivos do programa Cidade Empreendedora, enfatizando conquistas como a redução no tempo de abertura de empresas no Maranhão, melhorias no ambiente de negócios e na legislação de apoio ao empreendedor, impactos no acesso dos pequenos negócios às compras públicas, formação de novas gerações de empreendedores, com as ações de Educação Empreendedora e crescimento no número de Salas do Empreendedor, que hoje somam 165 em atuação no estado.
Ela também reforçou as contribuições do Projeto Tambores da Inclusão e de iniciativas como o Alcântara Mais, que já tem reflexos positivos na inclusão e geração de oportunidades para comunidades remanescentes de quilombos, para mulheres e jovens empreendedores, fortalecendo a identidade, o empreendedorismo e o compromisso com a estratégia ESG, focando a sustentabilidade e governança.
Ao conhecer os resultados do Cidade Empreendedora, uma parceria com o Governo do Estado, que alcança 172 municípios do Maranhão e pretende chegar aos 217, em um trabalho conjunto com o governo Carlos Brandão; os impactos positivos do Tambores da Inclusão, que fomenta a inserção produtiva de comunidades quilombolas, rurais e urbanas, em Alcântara e em outras localidades do estado; o trabalho das Salas do Empreendedor, em parceria com as prefeituras e bons resultados com a Educação Empreendedora, o ministro confirmou a decisão de apoio para ampliação dessas iniciativas.
Vimos exemplos fantásticos da atuação do Sebrae e de como o empreendedorismo faz a diferença, gerando transformações para muitas pessoas. Destaco o Cidade Empreendedora como um mecanismo muito eficaz de apoio ao empreendedor local e às gestões municipais e também o Tambores da Inclusão. Ambos gerando resultados fantásticos, que queremos levar para outros estados brasileiros. Queremos que os gestores públicos conheçam os impactos dessas iniciativas e como elas têm ajudado, com transformações de impacto.
Alexandre Padilha, ministro de Relações Institucionais
O ministro reforçou, durante o encontro, a importância do Programa Acredita, que assegura crédito com juros baixos para empreendedores e falou sobre a necessidade de ampliação dessa estratégia. Ele também destacou a importância dos programas de recuperação de crédito, como o Desenrola que, segundo ele, já promoveu a reinserção de milhares de famílias e empreendedores no circuito de acesso ao crédito.
Transição – Nessa perspectiva, o ministro anunciou a intenção de promover um evento nacional com os prefeitos eleitos no pleito de 6 de outubro, quando planeja ter o Sebrae como participante, mostrando as iniciativas apresentadas na agenda de hoje. Nessa ocasião, também será reforçada a importância de continuidade das obras do PAC, como geradoras de empregos e para a abertura de oportunidades.
“Esse trabalho que o Sebrae empreende, articulado com muitos parceiros, incluindo instituições financeiras, nos mostra que com auxílio técnico permanente, orientação e o suporte do crédito mais facilitado e com juros baixos, o empreendedor pode crescer mais, gerando desenvolvimento e dinamismo. E o Sebrae tem ajudado muito nesse processo, que traz impactos positivos para o Maranhão, trabalhando junto ao empreendedor desde a base, com as ações de educação para o empreendedorismo”, acrescentou o ministro.
Queremos as Salas do Empreendedor e o Cidade Empreendedora como destaques, inspirando os gestores públicos para a importância de um Brasil produtivo e empreendedor. Certamente vão ecoar junto ao governo federal os belos exemplos que vimos no Maranhão.
Alexandre Padilha, ministro de Relações Institucionais
Logo após a reunião, o ministro concedeu entrevista coletiva juntamente com o presidente Celso Gonçalo. Do Maranhão, Alexandre Padilha seguiu para cumprir agenda política em Recife/PE, após encontro com o governador Carlos Brandão.
Para o presidente Celso Gonçalo, o encontro deixou saldos muito positivos. “Nos sentimos felizes com o reconhecimento do nosso trabalho e com a perspectiva de parcerias que vão nos ajudar a ampliar iniciativas como os programas Cidade Empreendedora e Tambores da Inclusão, que estão gerando resultados muito positivos no Maranhão. Recebemos com entusiasmo a perspectiva de parcerias que, certamente, vão ajudar a consolidar esse trabalho que o Sebrae já desenvolve e muito contribui com o desenvolvimento do Maranhão e dos nossos empreendedores”, concluiu o executivo.