ASN Nacional Atualização
Compartilhe

“A solução para a economia está nos municípios, junto aos pequenos negócios”, afirma presidente do Sebrae

Abertura do evento Transformar Juntos reuniu mais de 2,5 mil gestores e incentivou as prefeituras a procurarem alternativas para fomentar o desenvolvimento territorial
Por André Luiz Gomes
ASN Nacional Atualização
Compartilhe

Reforçar o processo de inclusão do povo brasileiro passa pelos pequenos negócios. Essas foram as palavras de ordem durante a abertura do encontro Transformar Juntos, realizado pelo Sebrae, em Brasília, a partir desta quarta-feira (23). Mais de 2,5 mil gestores públicos, agentes de desenvolvimento e atores de prefeituras e governos estaduais estão reunidos para discutir desenvolvimento territorial, sustentabilidade e inovação, além de debater e trocar experiências sobre políticas públicas voltadas para os territórios e municípios.

Durante a abertura do evento, o presidente do Sebrae, Décio Lima, ressaltou a necessidade de integração entre os diversos atores que atuam nos municípios para promover o desenvolvimento local e a inclusão por meio do apoio aos pequenos negócios. Uma das ferramentas é a Plataforma Contrata + Brasil, do governo federal, que cadastra microempreendedores individuais (MEI) para executarem pequenos serviços nas administrações públicas.

Foto: Larissa Carvalho.

A solução das questões econômicas está no município. Está neste contexto de fazer com que as pessoas que produzem possam vender para as prefeituras e órgãos públicos.

Até o momento, a ferramenta já possui mais de 700 órgãos inseridos, incluindo prefeituras municipais, cadastrados para ofertar oportunidades locais. Entre os serviços mais oferecidos estão os de instalação e manutenção de ar-condicionado, eletricista, pintor e encanador. Além de explorar as oportunidades disponíveis navegando pelo Contrata+Brasil, os microempreendedores individuais inscritos na ferramenta recebem, caso concordem, notificações automáticas pelo WhatsApp sempre que surgir uma oportunidade de trabalho no seu município.

Durante o seu discurso, Décio Lima exaltou ainda a importância de reunir os protagonistas do desenvolvimento territorial de todo o país no evento. “O Transformar Juntos é um resultado fantástico de um conceito em que eu acredito, que é saber organizar os setores produtivos nas cidades. É o povo brasileiro se unindo, transformando a vida das pessoas com renda e com dignidade”, ressaltou. “Somos a porta dos sonhos de milhões de brasileiros. Estamos aqui nos próximos dias, junto com todos vocês, para construir a obra mais importante: modificar a vida das pessoas”, incentivou Décio.

A inclusão proposta pelo estímulo ao empreendedorismo também foi destacada pela ministra substituta da Secretaria Geral da Presidência da República, Kelli Mafort. Ela enalteceu o papel desenvolvido pelo Sebrae nos territórios. “Sebrae é sinônimo de transformação, um processo de transformação cotidiana. Pensar o território é pensar em todos os agentes locais. O Sebrae estimula a cooperação, a participação social. E é dessa forma que transformamos a vida das pessoas”, disse.

Celso Sabino, ministro do Turismo, destacou também a participação da entidade no sucesso que o setor do Turismo tem atingido recentemente.

Foto: Larissa Carvalho.

No turismo, mais de 90% das empresas são pequenos negócios. Todo sucesso alcançado tem o braço e apoio do Sebrae Nacional.

Celso Sabino, ministro do Turismo.

“O que faz brilhar os nossos olhos são os números de empregos. Foram mais de 500 mil novos empregos apenas na atividade turística. É bonito ver o turismo trazendo alegria, dinheiro e perspectiva de desenvolvimento para o país. E o Sebrae faz parte dessa história”, avaliou.

Sustentabilidade

Neste ano, o tema do Transformar Juntos é “Sustentabilidade e Resiliência Climática”. O evento inclui 70 atividades sobre compras públicas de micro e pequenas empresas; simplificação do ambiente de negócios; estímulo às economias portadoras de futuro com ações de Turismo, Sustentabilidade, Economia Criativa, Inovação e Energia; além de impulsionar a Educação Empreendedora no país. Até sexta-feira (25), a programação terá casos de sucesso, palestras, oficinas, trocas de experiências e construção de redes colaborativas em prol do desenvolvimento sustentável do país.

De acordo com o diretor-técnico do Sebrae, Bruno Quick, este é um caminho que não tem mais volta e precisa da participação dos pequenos negócios nas discussões.

Foto: Larissa Carvalho.

Temos aqui gestores, grandes parceiros e a união de duas forças no nosso país: o municipalismo e o empreendedorismo, que geram desenvolvimento, trabalho e riqueza.

Bruno Quick, diretor-técnico do Sebrae Nacional.

“Queremos mostrar um novo jeito de fazer desenvolvimento, que as pessoas já fazem nos nossos diferentes biomas, mas que precisam de mais apoio e mais recursos que possibilitem uma preservação maior da nossa natureza”, enfatizou Quick.

  • Políticas públicas
  • Transformar Juntos