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Em 10 anos, uso de aplicativo de bancos no celular passa de 15% para 90% entre os pequenos negócios

Canais presenciais, como caixa do banco e lotéricas, deixaram de ser usados pela maioria dos empreendedores brasileiros
Por Rafael Baldo
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Cada vez mais o empreendedor brasileiro usa o celular para gerir a própria empresa. Segundo a pesquisa “Hábitos Financeiros dos Pequenos Negócios”, do Sebrae, 90% dos pequenos negócios acessam o aplicativo do banco no celular pessoal. Há 10 anos, esse número era de apenas 15%.

O uso do internet banking entre os pequenos empreendedores passou de 33%, em 2015, para 61%, em 2025. Já os canais presenciais, como caixas de banco e correspondentes bancários (como lotéricas), apresentam baixa utilização, evidenciando o progressivo desuso desse tipo de atendimento.

No levantamento de 2025, apenas 21% vão ao caixa do banco e 28% aos correspondentes bancários. Dez anos atrás, esse percentual era de 58% e 55%, respectivamente, consolidando uma tendência de digitalização do relacionamento bancário.

Confira os principais números da pesquisa:

Uso de aplicativo do banco no celular pessoal

  • 2015: 15%
  • 2022: 86%
  • 2025: 92%

Serviços bancários na internet via computador (internet banking)

  • 2015: 33%
  • 2022: 59%
  • 2025: 61%

Caixa eletrônico (dentro ou fora da agência)

  • 2015: 72%
  • 2022: 28%
  • 2025: 35%

Correspondente bancário (exemplo: lotéricas)

  • 2015: 55%
  • 2022: 22%
  • 2025: 28%

Caixa do banco (balcão do banco)

  • 2015: 58%
  • 2022: 14%
  • 2025: 21%

O Nordeste tem mais empreendedores que usam correspondentes bancários, cerca de 37%, acima da média nacional de 28%. Já o internet banking tem adesão maior no Sudeste (67%) e no Sul (59%), mas menor no Nordeste (53%).

Segundo a pesquisa, homens ainda recorrem mais ao atendimento físico, enquanto as mulheres estão mais digitalizadas. Quanto maior a idade do empreendedor, maior é a dependência de canais físicos.

Para o presidente do Sebrae, Décio Lima, a digitalização dos pequenos negócios ajuda na adoção de novas tecnologias. “A maioria deles tem acesso a notebooks e praticamente 100% possuem celular com internet, com banda larga, inclusive. O acesso a esses equipamentos permite buscar serviços na internet, na rede, inclusive serviços bancários pelo celular”, analisa.

O empreendedor brasileiro tem se digitalizado por meio de equipamentos, internet e inteligência artificial, embora ainda haja um espaço bom para avançarmos por meio de ferramentas e serviços mais sofisticados”, completa Décio.

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