ASN Nacional
Compartilhe

Websérie do Sebrae discute discriminação de gênero no empreendedorismo

No quinto episódio da série “Olha Elas!” a empreendedora Katherine Pavloski e a cientista social Beatriz Della Costa compartilharam suas histórias de combate ao preconceito
Por Redação
ASN Nacional
Compartilhe

A discriminação de gênero deve, cada vez mais, ser combatida na sociedade e no ambiente de empreendedorismo. Pesquisa do Sebrae aponta que o preconceito é um dos fatores que limitam o crescimento das mulheres – 42% das empreendedoras brasileiras já presenciaram situações de preconceito e 25% já sofrerem na própria pele atitudes discriminatórias. Para discutir o assunto, a empreendedora Katherine Pavloski (Mana Conserta) e a cientista social Beatriz Della Costa participaram do quinto episódio da Série “Olha Elas!”, com a jornalista, empresária e escritora, Cris Guterres, e a coordenadora do Sebrae Delas, Renata Malheiros.

“Na última década, o feminismo, a luta das mulheres e seus direitos, se popularizaram. Agora está nas casas, na vida das mulheres. Isso é um avanço imenso que estamos vendo no Brasil e no mundo inteiro. Não tem volta”, avaliou Beatriz Della Costa, que é cofundadora do Instituto Update e escritora do livro Feminismo em Disputa.

A proprietária da Mana Conserta, Katherine Pavloski, que emprega e capacita diversas mulheres, vê que as condições hoje são melhores, mas ainda há muito a avançar. “Eu sou do grupo de mulheres que não achava que tinha direitos, que não tinham espaço na sociedade. E hoje eu abro diversas portas para esse público. E se eu não conseguir abrir portas, eu quebro a parede”, conta.

A coordenadora do Sebrae Delas, Renata Malheiros, recordou que somente há pouco tempo as mulheres conseguiram conquistar espaço para empreender. “A mulher só pôde abrir a sua empresa sem a autorização do marido a partir de 1962. Esses direitos são recentes e, por isso, a gente precisa sempre estar atenta, sempre vigiando, e exercê-los”, disse.

A série do Sebrae “Olha Elas!” é feita por mulheres e para as mulheres que empreendem. O objetivo da ação é inspirar outras empreendedoras espalhadas pelo Brasil. Os vídeos vão trazer discussões sobre as dificuldades das mulheres serem maiores do que a dos homens, além da vivência em um meio que desacredita e desestimula o desenvolvimento de suas competências técnicas e emocionais.

Sebrae Delas

É um programa do Sebrae que incentiva, valoriza e acelera a jornada de mulheres que empreendem ou querem empreender. É uma forma de orientar, inspirar as empreendedoras a vender mais, aumentar seus lucros, conquistar novos clientes e fechar novos contratos. Nos últimos cinco anos, o Sebrae já atendeu mais de 14,2 milhões de empreendedoras. Saiba mais aqui.

  • Empreendedorismo Feminino
  • Olha elas!
  • websérie