ASN Nacional
Compartilhe

Travesti carioca cria marca de moda e curso de empreendedorismo para pessoas da comunidade LGBTQIA+

A história de superação de Andrea Brazil está no 7º episódio da série Conta a Virada, no perfil do Sebrae no Youtube
Por Redação
ASN Nacional
Compartilhe

A travesti carioca Andrea Brazil viveu durante muitos anos a mesma realidade de exclusão e vulnerabilidade que atinge o universo das pessoas trans no país. Ela conta que enfrentou a discriminação e o preconceito no mercado de trabalho, mesmo no segmento da beleza, o que a levou a decidir abrir o próprio salão. Com o tempo, a atividade empreendedora permitiu que a empreendedora saísse da situação de risco e pudesse começar a sonhar em transformar também as vidas de outras pessoas da comunidade LGBTQIA+.

A história da travesti, designer de moda, empresária, empreendedora social e educadora está no 7º episódio da série Conta a Virada, no canal do Sebrae no Youtube. Os vídeos apresentam as trajetórias de empreendedores e empreendedoras, das diferentes partes do país, que conseguiram, a partir da superação de obstáculos e de experiências de erros e aprendizados, construir cases de sucesso.

Em 2018, a Andrea conquistou um edital que permitiu que ela formasse as primeiras turmas de alunas para aprender sobre moda, imagem e empreendedorismo trans. Assim, nasceram a Capacitrans, que oferece cursos para a comunidade LGBTQIA+ e a Andrea Brazil Moda Além de Gêneros.

Andrea conta que, no começo, quando ela criou o seu próprio salão de beleza, faltava a compreensão mínima sobre como administrar um negócio. Sem capacitação sobre planejamento, precificação, gestão da empresa, ela passou por sucessivas crises até que buscou o Sebrae e cursou o Empretec. “Se eu não tivesse me capacitado como empreendedora, continuaria quebrando”, comenta.

A partir daí, a empresária conseguiu se reestruturar e partiu para colocar seu grande projeto em prática: “Eu não queria que outras pessoas LGBT passassem pela mesma situação de exclusão e vulnerabilidade que eu vivi”. Hoje o curso já formou mais de 300 alunas e a empresa de moda está conquistando novos mercados com modelos exclusivos voltados a celebrar as bandeiras da inclusão e do respeito à diversidade.

Saiba mais
A primeira temporada da Série Conta a Virada terá 8 episódios.
Não perca! Confira todas as histórias aqui.

  • Capacitação
  • Empreendedorismo Social
  • Sebrae