Diretamente de Naviraí, no Mato Grosso do Sul, a professora Daniele Bassanesi conquistou destaque ao vencer o Prêmio Educador Transformador em 2024 com seu projeto inovador “Tony Bank: Ferramenta de Educação Financeira aliada à Construção de Competências e Valores Socioemocionais”.
Vencedora na categoria Ensino Médio, a iniciativa – que une conceitos de educação financeira ao desenvolvimento de habilidades socioemocionais – tem como objetivo promover o crescimento integral dos estudantes.
O projeto consiste na criação de um “banco” chamado “Tony Bank”, onde os alunos acumulam pontos com base em critérios como pontualidade, responsabilidade e compromisso com as entregas acadêmicas. A cada bimestre, a bonificação obtida é revertida na “compra” de itens junto à comunidade escolar, incentivando a autonomia e o engajamento dos estudantes de forma lúdica e educativa.
Participar do prêmio foi uma experiência única para a educadora, que destaca o aprendizado e o reconhecimento que o processo proporcionou. “Sinto-me extremamente grata e os laços formados durante o percurso se entendem até os dias atuais. Destaco também o compartilhamento feito entre os educadores e por parte do Sebrae e o Instituto Significare, que nos acompanham”, pontuou.

Ela ainda reforça a importância de não subestimar as próprias ideias e incentiva outros educadores a participarem de iniciativas semelhantes. Segundo ela, a experiência é transformadora e oferece um aprendizado valioso em todas as fases do desenvolvimento de um projeto.
“Acreditar no impacto positivo dos nossos projetos e na importância de cada etapa é fundamental. Muitas vezes, projetos escolares não chegam a se concretizar porque não acreditamos na sua potência. Participar do prêmio me ajudou a enxergar a força dos meus projetos e valorizar o trabalho dos meus colegas”, comenta.
Seja para fortalecer a educação financeira, desenvolver habilidades socioemocionais ou estimular a criatividade, projetos como o de Daniele mostram que acreditar no potencial de cada iniciativa pode gerar resultados incríveis e duradouros na formação dos estudantes.
Participem do prêmio e não subestimem seus projetos! A experiência é transformadora e todas as etapas do processo são de muito conhecimento.
Daniele Bassanesi, professora.
Para os educadores que têm vontade de participar do Prêmio Educador Transformador, a oportunidade é agora. As inscrições para a 3ª edição estão abertas até o dia 10 de agosto. A premiação tem o objetivo de identificar, reconhecer e potencializar ideias e projetos educacionais com potencial transformador idealizados por educadores de todo o Brasil, desde a Educação Infantil até o Ensino Superior.
O prêmio é uma realização conjunta do Sebrae, Bett Brasil e Instituto Significare, e nos anos anteriores recebeu 6,4 mil inscrições de todas as regiões do país. Como uma das ganhadoras, a professora Daniele encoraja e sugere que os educadores acreditem nos seus trabalhos, por mais simples que eles pareçam aos olhos do mundo.

Premiação
Os vencedores do prêmio (1º lugar) terão a oportunidade de fazer parte de uma missão internacional em Londres, a Bett UK, e a possibilidade de cursar um MBA custeado pelo Sebrae. Os segundos colocados terão acesso a uma missão nacional. Todos que ficarem em 1º, 2º e 3º lugar, receberão notebooks e mochilas. O anúncio dos ganhadores na etapa final está previsto para abril de 2026, durante a Bett Brasil do próximo ano.
Cronograma previsto
18/08/2025 – Encerramento das inscrições
12/09/2025 – Divulgação das Propostas de Projetos qualificadas
20/09/2025 a 20/12/2025 – Jornadas Estaduais de Desenvolvimento
16/02/2026 – Divulgação no site oficial do Prêmio dos 1º, 2º e 3º colocados nas Jornadas Estaduais
23/02/2026 a 23/04/2026 – Jornada Nacional de Desenvolvimento
06/05/2026 – Divulgação dos projetos vencedores de cada categoria na Bett Brasil 2026