Em 5 de outubro, o país comemorou o Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa. Com o objetivo de dar protagonismo aos pequenos negócios locais, as capitais Belém (PA), Goiânia (GO) e Salvador (BA) recebem a Vitrine Sebrae Compre do Pequeno, durante todo o mês.
O objetivo principal das ações é estimular a descoberta e o relacionamento entre consumidores e pequenos negócios, seguindo os seguintes pilares: lembrar, reconhecer e compartilhar. Desse modo, queremos difundir junto à sociedade a compreensão sobre a importância de comprar do pequeno negócio.
Jassana Chagas, analista do Sebrae
Em Belém e Goiânia, serão montados espaços instagramáveis com o mote da campanha: “Quem compra do pequeno negócio vira fã”. Já em Salvador, o Sebrae participa da Feira Boa Praça, para onde serão convidados até 10 pequenos negócios que terão a oportunidade de exporem seus produtos.
Confira a programação em cada estado:
Belém (PA) – 10 a 16 de outubro
Ativação da Vitrine Sebrae durante o evento Círio de Nazaré.
A ação visa dar ênfase à sustentabilidade, pelo aumento do número de empreendedores indígenas que têm se destacado por utilizarem suas tradições culturais e conhecimentos ancestrais para criar produtos únicos e sustentáveis
Goiânia (GO) – 17 a 20 de outubro
A Vitrine Sebrae estará presente na Feira do empreendedor.
Em 2023, os pequenos negócios em Goiás foram responsáveis pela criação de mais de 47 mil empregos formais, representando 95% de todas as vagas de emprego formal no estado.
Salvador (BA) – 19 a 20 de outubro
A Vitrine Sebrae estará presente no evento SSA BOA PRAÇA.
A ação busca promover a inclusão com base no histórico de eventos sobre empreendedorismo feminino e negro na cidade.
Movimento Compre do Pequeno
O movimento Compre do Pequeno foi lançado pelo Sebrae, em 2015, para incentivar a sociedade a consumir e fortalecer os pequenos empreendedores locais, mostrando que todos ganham quando uma pequena empresa é valorizada.
“Ganha o empresário, que vê sua empresa crescer, ganha o cliente, que recebe atendimento diferenciado, e ganha a comunidade, que tem a sua realidade transformada”, aponta Jassana.
Para a analista do Sebrae, comprar do pequeno é um ato cidadão. “Todos os dias podemos priorizar uma pequena empresa local, apoiar um negócio sustentável e que investe na própria comunidade, valorizando os empreendimentos nascidos na vizinhança.”
O movimento Compre do Pequeno é uma agenda permanente do calendário nacional. O Sebrae investe sua credibilidade como a sexta marca mais forte do país para que essa data se torne um acontecimento de grande relevância.
Outras iniciativas
Além da vitrine, a campanha conta com outras iniciativas, como o Circuito de Compras e a Corrida Compre do Pequeno.
O circuito de compras será feito por meio da plataforma, onde a pessoa poderá indicar de quais pequenos negócios é fã, seja no bairro ou on-line.
Para o encerramento da campanha, será realizada a Corrida e Caminhada Compre do Pequeno. O evento será realizado no dia 13 de outubro em Brasília, apenas para convidados e limitado à 500 inscrições que serão feitas por meio de um sistema conectado à plataforma Sou Fã -Compre do Pequeno.
Compre do Pequeno
No mês em que o país comemora o Dia da Micro e Pequena Empresa – celebrado em 5 de outubro –, o Sebrae realiza uma ampla mobilização para conscientizar a sociedade brasileira sobre a importância dos pequenos negócios para a economia e para a vida da população. O movimento “Compre do Pequeno” busca incentivar as pessoas para o consumo consciente, priorizando as micro e pequenas empresas no momento da compra. O Sebrae acredita que, desse modo, cada brasileiro está dando a sua contribuição para movimentar a economia, contribuindo com a geração de empregos e com o desenvolvimento sustentável das pequenas comunidades.
“São milhões de empreendedores e empreendedoras que acordam pela manhã e conseguem se virar, buscar o próprio sustento e fazem a economia girar. Com isso, movimentam bairros, cidades, municípios, movimentam o país e contribuem para o desenvolvimento econômico, gerando emprego, renda e inclusão. Esse universo representa 95% das empresas brasileiras. São os imprescindíveis, que lutam o ano todo, lutam por uma vida” enfatiza o presidente do Sebrae, Décio Lima. “Por esse motivo, o Sebrae elegeu o mês de outubro – quando se comemora o Dia Nacional da Micro e Pequena empresa – para conscientizar o brasileiro sobre a importância de valorizar os pequenos negócios”, acrescenta.