Um estande recheado de boas, belas e saborosas notícias deu as boas-vindas aos convidados da Varanda de Nazaré, evento idealizado pela cantora Fafá de Belém para celebrar o Círio de Nazaré, que tem a parceria do Sebrae.
Montada na Estação das Docas, complexo turístico, cultural e gastronômico localizado à margem da Baía do Guajará, a Varanda foi aberta na noite de sábado (11), quando ocorre a Trasladação da Imagem Peregrina de Nazaré da Basílica Santuário à Catedral de Belém, mobilizando um “rio de gente” – expressão que ilustra a grandiosidade amazônica.

A Varanda se movimenta em torno do Círio, a grande romaria que toma conta de ruas de Belém na manhã do segundo domingo de outubro, mas também abre suas portas para debates sobre desenvolvimento sustentável, tema valioso em tempos de emergências climáticas que podem comprometer o futuro do planeta.
Nesse cenário de apreensões e incertezas, o Sebrae mostrou aos visitantes sua capacidade de investir em superação e sustentabilidade, apresentando a expansão do movimento Compre do Pequeno, importante para gerar emprego e renda, valorizar os pequenos negócios, e também a campanha Sebrae COP30, um alerta necessário sobre cuidados com a saúde do planeta, destacando a urgência em aliar atividade econômica à preservação ambiental desde os pequenos empreendimentos.
Entretenimento e cultura ancestral

Os visitantes participaram de um quiz sobre a COP (conferência mundial sobre mudanças climáticas, que ocorrerá em Belém no período de 10 a 21 de novembro) e fizeram grafismos indígenas com a multiartista Thaís Kokama, da Aldeia Inhaã-bé, comunidade indígena localizada à margem do Rio Tarumã-Açu, em Manaus (AM). “Através da arte levamos informação sobre o nosso povo, e o Sebrae é nosso grande parceiro nesta empreitada”, conta Thaís Kokama.
“Ao reunir as duas mensagens em um único espaço, estamos defendendo o fortalecimento do território, a conservação do bioma e a preservação da cultura regional, que são os compromissos do Sebrae materializados nesta ação”
Ana Paula Garcia, coordenadora da marca do Sebrae Nacional
Inspiração que transforma realidades
Na Varanda, o Sebrae reuniu em um espaço empreendedores experientes e quem está começando a trilhar esse caminho, ainda descobrindo os desafios e as estratégias da arte de empreender. Dez quiosques foram organizados para mostrar exemplares preciosos da cultura, dos saberes e das tradições ancestrais; e a exuberância da produção amazônica, por meio do artesanato diversificado, roupas e acessórios, e os sabores inigualáveis do açaí, cupuaçu, bacuri e da castanha-do-pará, na forma de cremes e geleias. Um doce deleite para todos os sentidos.

A proposta é valorizar histórias, memórias e afetos a partir de pequenos negócios que surgem nas diversas Amazônias – indígena, quilombola e ribeirinha -, atravessando gerações e reforçando a identidade regional.
Mainara Santana é da terceira geração da Cerâmica Família Santana, localizada em Icoaraci, distrito de Belém, um dos principais polos de produção da cerâmica artesanal do Brasil, a partir das técnicas ancestrais herdadas das culturas marajoara e tapajônica.
“Trabalhamos com cerâmica há 60 anos, nos aprimorando e sempre aprendendo”, informa Mainara, ao enfatizar a importância da parceria com o Sebrae, “que está permanentemente de portas abertas para quem quer empreender”.

E foi acreditando no potencial amazônico que o casal Antônio Cruz e Erika D’antona criou, em 2018, a Paladar Amazônico, empresa especializada em geleias e molhos picantes, situada no município de Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém.
A doceira Erika e o estudante de Administração e Negócios Antônio apostaram na fórmula que une amor, criatividade e o desejo de abrir novas portas. O que parecia ousadia virou sinônimo de sucesso.
A relação pessoal se fortaleceu e a Paladar decolou rumo ao mundo, e hoje já está em processo de exportação para o mercado internacional. “Para além da infinidade de cursos ofertados, o Sebrae é um grande vetor de oportunidades”, assegura Antônio, um dos muitos exemplos de quem investe para transformar sonhos em certezas.