Para promover uma formação mais conectada às demandas da atualidade, especialmente às transformações do mundo do trabalho, o Sebrae e o Ministério da Educação (MEC) firmaram, nesta quarta-feira (10), Acordo de Cooperação Técnica (ACT) que une empreendedorismo e inovação. Com prazo de 60 meses, a parceria prevê ações integradas para o desenvolvimento de competências empreendedoras que vão além da sala de aula, por meio de iniciativas e projetos de impacto na vida dos estudantes e envolvimento dos educadores.
Durante assinatura do acordo, na sede do ministério em Brasília (DF), o presidente do Sebrae Nacional Décio Lima reforçou o potencial empreendedor do brasileiro, apontando na pesquisa GEM (Global Entrepreneurship Monitor).
“60% do povo brasileiro quer empreender, o que reflete uma mudança muito forte no atual modelo econômico. Nesta perspectiva, o processo educativo tem um papel fundamental de apoio e inclusão dos pequenos no mercado”
Décio Lima, presidente do Sebrae Nacional
Décio aproveitou o momento para destacar como o empreendedorismo pode transformar a realidade do país. “Devemos alcançar 5 milhões de novos pequenos negócios até o final do ano, com mais que o dobro dos empregos formais”, acrescentou.

O ministro da Educação Camilo Santana, por sua vez, reconheceu a importância da parceria com o Sebrae como estímulo aos estudantes em busca de novas perspectivas de vida. “É preciso que os jovens tenham esperança e que a escola seja o local onde possam encontrar expectativas de oportunidades”, frisou.
De acordo com o ministro, iniciativas como o Pé de Meia do governo federal podem ser integradas às de educação empreendedora, por meio da parceria com o Sebrae. O programa de incentivo financeiro-educacional do MEC é voltado a estudantes matriculados no ensino médio público beneficiários do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
Programa Supernova
Atualmente, o Sebrae e MEC já desenvolvem iniciativas conjuntas que devem ganhar escala com a celebração do novo acordo. É o caso do programa Supernova, que busca sensibilizar e capacitar gratuitamente 1 milhão de estudantes de cursos técnicos e superiores de instituições públicas de ensino nos próximos três anos.
A ideia é que os estudantes criem soluções que atendam demandas reais da sociedade e do mercado, ao mesmo tempo em que fortalecem competências empreendedoras como criatividade, resolução de problemas, trabalho em equipe e visão estratégica. Estão previstas a ideação de 100 mil negócios que vão continuar recebendo suporte e orientação do Sebrae em programas voltados para aceleração de negócios.
Entenda
Desde 2013, o Sebrae atua com o Programa Nacional de Educação Empreendedora (PNEE) com uma abordagem educacional focada no desenvolvimento de competências empreendedoras que incluem o exercício da cidadania, construção de projetos de vida e protagonismo no mundo do trabalho.
Além disso, o PNEE oferece aos educadores conteúdos de formação sobre as competências trazidas pela Base Nacional Curricular Comum (BNCC) nos currículos de diferentes níveis da educação formal: ensino fundamental, médio, profissional, técnico e superior.
-

