A Lei do Salão Parceiro regulamenta a relação entre os profissionais de beleza e os proprietários de salões de beleza. Instituída para criar um ambiente de trabalho mais justo e equilibrado para os envolvidos, a legislação ainda causa dúvida no setor. Para ajudar os empreendedores a entenderem tudo sobre o tema, o Sebrae promoverá uma ação em seu estande na Beauty Fair 2024, de 7 a 10 de setembro, em São Paulo.
“Sabemos que o setor de serviços nessa área tem muito problema de gestão de pessoas, então queremos focar na Lei do Salão Parceiro para oferecer soluções mais viáveis nesse mercado”, diz a analista da Unidade de Competitividade do Sebrae Maria Consuelo.
Ela conta que o estande do Sebrae contará com um painel interativo que, além de sanar as dúvidas, trará informações técnicas para os donos de salão de beleza, barbearia, clínicas de estética, advogados e contadores e profissionais parceiros MEI. Dessa forma, a instituição também ajuda a desmistificar as oportunidades que a Inteligência Artificial (IA) oferece aos negócios. “Isso já vai ser uma pequena amostra para os nossos clientes sobre o que eles podem inovar com a tecnologia, facilitando a sua gestão e aprimorando seus negócios”, complementa Consuelo.
Conforme a analista, a Associação Brasileira de Salões de Beleza (ABSB) está apresentando uma proposta de convênio com o Sebrae para viabilizar capacitações e conteúdos, tanto para empresários quanto dos MEIS. “O estande do Sebrae será um protótipo. Vamos lançar essas IAS e, futuramente, poderemos usar em parceria com a ABSB”, completa. Além do painel interativo, o Sebrae também apresenta a Nina, uma IA que faz um diagnóstico capilar a partir de uma foto.
Ainda de acordo com ela, o Sebrae vai promover uma série de outros conteúdos e atividades voltadas para a gestão empresarial no setor de beleza. “Vamos abordar temas de gestão empresarial focada na beleza e temas de ESG (ambiental, social e de governança). Também discutiremos como o setor pode ser mais empreendedor, sustentável e inclusivo”, explica.
Tendências
Bioeconomia e biocosméticos também estarão na pauta do Sebrae ao longo do evento. Segundo a analista Consuelo, o assunto está em alta e as grandes empresas estão cada vez mais buscando parcerias com pequenos negócios locais. O objetivo da instituição é destacar essa colaboração e a responsabilidade social envolvida.
“No dia 10 de setembro, teremos uma palestra sobre Inovação Inspirada na Natureza, com Carol Freitas, abordando o uso sustentável de recursos naturais”, detalha. “Além disso, apresentaremos o resultado do piloto do nosso projeto de Cosméticos da Amazônia com empresas da Bahia e do Pará. Queremos expandir essa iniciativa para todos os biomas do Brasil”, adianta a analista.
Sobre a feira
Voltada a empreendedores do ramo da Beleza e HPPC (Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos), a Beauty Fair será realizada de 7 a 10 de setembro, no Expo Center Norte, em São Paulo (SP). Considerada a maior feira do setor da América Latina, é um evento que propicia networking e acesso a mercados, além do fortalecimento do ambiente de negócio, através da oferta de capacitações técnicas em inovação e tecnologias na área.
Em 2023, a feira recebeu cerca de 200 mil visitantes, reuniu aproximadamente 2 mil marcas e gerou cerca de mais de R$ 800 milhões em negócios. Para este ano, a expectativa do Sebrae é ser também um ponto de encontro para os gestores da instituição. “Vamos aproveitar a ocasião para realizar reuniões técnicas e preparar o Plano Plurianual para 2025, visando incluir mais projetos da área da beleza nos nossos programas e impulsionar ainda mais os negócios”, afirma Consuelo.