Ao completar 53 anos neste sábado (5), o Sebrae celebra uma trajetória que caminha lado a lado com o crescimento e fortalecimento dos pequenos negócios no Brasil. Somente entre janeiro e maio de 2025, foram abertos 2,21 milhões de novos pequenos negócios – entre microempreendedores individuais (MEI), microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP). O resultado é 24,9% superior ao verificado no mesmo período do ano passado e representa mais de 97% de todas as empresas iniciadas no país. Os dados são da Receita Federal do Brasil (RFB).
Mais do que comemorar o aniversário do Sebrae, estamos celebrando o fortalecimento do empreendedorismo no país. Estamos falando de empreendedores e empreendedoras que nunca desistem, que sabem se virar, são resilientes e criativos. A missão do Sebrae é nobre, pois apoia e fomenta a geração de empregos, renda e a inclusão.
Décio Lima, presidente do Sebrae Nacional.
Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) analisados pelo Sebrae, quando o assunto é geração de empregos formais, há também muito o que celebrar. De janeiro a maio deste ano, as micro e pequenas empresas (MPEs) contrataram 635.771 pessoas em todo o território nacional. O número representa 60,5% do total de novas contratações.
O Sebrae se coloca como parceiro estratégico dos empreendedores que precisam se adaptar às exigências da transformação digital. Por isso, também festeja o nível histórico alcançado pelos pequenos negócios em 2025: 76% dos empreendedores contam com computadores e quase a totalidade dos empreendedores (98%) costuma utilizar a internet.

Apoio aos pequenos
Nos últimos anos, o Sebrae registrou um aumento significativo de alcance de números de atendimentos. Ano passado, a instituição chegou a 60 milhões de atendimentos. Já no primeiro semestre de 2025, são 25 milhões de pequenos negócios apoiados, refletindo o fortalecimento da instituição como aliada essencial de quem deseja empreender ou já está à frente de um negócio.
No que se refere à qualidade do atendimento no semestre, o Sebrae alcançou 87,9 pontos do Net Promoter Score (NPS) – índice que mede a satisfação e lealdade dos clientes. O resultado é considerado nível de excelência.
Com a missão de fortalecer o empreendedorismo que transforma vidas, de forma justa e inclusiva, o Sebrae também tem atuado para que pessoas catadoras tenham oportunidade de gerar renda e emprego com dignidade. O Projeto Pró-Catadores – que integra o esforço coletivo liderado pelo governo federal – já acontece com apoio do Sebrae em 17 estados brasileiros, nas cinco regiões, e tem como meta atender a 6.770 catadores e 335 cooperativas.
Reconhecimento
Neste ano, a Marca Sebrae se tornou uma das mais valiosas do Brasil, com valor de R$ 33,9 bilhões. Para definir a importância da marca nos resultados das empresas, especialmente com relação a faturamento e lucro, o levantamento realizado pelo Instituto Ipsos ouviu 6 mil Microempreendedores Individuais (MEI) e donos de Micro e Pequenas Empresas (MPE) de todo o país entre janeiro e fevereiro de 2025.
Promovida desde 2009, a pesquisa envolve quatro etapas estruturadas: diagnóstico inicial, pesquisa com clientes, análise financeira e relatório final. Os entrevistados foram questionados sobre uma variedade de itens que compõem o dia a dia do relacionamento do seu negócio com o Sebrae.
“O reconhecimento é de todo o Sistema Sebrae de norte a sul do país. Vamos comemorar, mas também vamos reafirmar nosso compromisso porque queremos fazer muito mais pelos empreendedores”, acrescenta Lima.