ASN Nacional Atualização
Compartilhe

Sebrae celebra a força das comunidades brasileiras na Expo Favela Innovation Brasil 2024

Com ações inovadoras e foco na inclusão, entidade reforça conexão com empreendedores de comunidades
Por Nara Neri
ASN Nacional Atualização
Compartilhe

A abertura da Expo Favela Brasil 2024, nesta sexta-feira (6), foi marcada pela energia e criatividade das comunidades brasileiras. Com um estande vibrante e interativo, o Sebrae reforça seu compromisso em apoiar e transformar a realidade de empreendedores desses territórios.

“O Sebrae é para vocês,” declarou Bruno Quick, diretor-técnico do Sebrae Nacional, voltando-se aos empreendedores presentes.

Foto: Túlio Vidal.

Estamos aqui porque acreditamos na potência de cada um de vocês e na força das comunidades. Queremos estar próximos, não apenas aqui na Expo Favela, mas todos os dias, servindo vocês que empreendem ou desejam empreender.
Bruno Quick, diretor-técnico do Sebrae Nacional.

A declaração reforçou o propósito da instituição de atuar como um parceiro estratégico, oferecendo ferramentas e conhecimento para fomentar negócios sustentáveis e inovadores.

-

Foto: Túlio Vidal.

Favela não é carência; favela é potência.
Celso Athayde, fundador da Central Única das Favelas (CUFA), CEO do Favela Holding e idealizador da Expo.

Ele mostrou que o empreendedorismo nas favelas não só movimenta a economia, mas também carrega soluções para os desafios sociais e ambientais do Brasil. “Esperamos que vocês saiam daqui com grandes conexões que financiem seus negócios,” declarou Athayde.

Dançarinos da Clarin Cia. de Dança. Foto: Túlio Vidal.

Conexões dançantes e inclusivas

O estande do Sebrae, decorado com cores vibrantes e uma temática dançante, promete ser um dos pontos altos do evento. Ainda na manhã de sexta-feira, grupos de crianças de diversas escolas fizeram a festa com o dj LeLê e os dançarinos da Clarin Cia. de Dança, incumbidos de comandar a festa no ritmo do passinho. Outros visitantes, de diferentes idades, passaram pelo local.

Renata Cândida, gestora nacional de Inclusão Socioprodutiva do Sebrae, destacou a proposta inclusiva da ação. “O nosso objetivo é aproximar o Sebrae dos empreendedores das favelas, mostrar que somos uma instituição acessível, alinhada às demandas sociais do país. Trouxemos atividades leves, como aulas de passinho, e ferramentas práticas, como conteúdos acessíveis via WhatsApp, para continuar esse relacionamento além da feira”, afirmou.

Com uma equipe técnica pronta para atender empreendedores de todas as regiões do Brasil, o Sebrae também vai participar de palestras sobre empreendedorismo, educação e inovação, alinhando seus conteúdos às realidades dos participantes.

O papel dos parceiros na transformação

Tarciana Medeiros, presidente do BB. Foto: Túlio Vidal.

O evento também contou com a participação de outros grandes apoiadores, como o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal. Tarciana Medeiros, presidente do BB, ressaltou o impacto econômico das micro e pequenas empresas. “Eu sou uma mulher negra, minha família era feirante e por isso eu entendo a realidade do microempreendedor. Estamos oferecendo produtos como o Cartão MEI”, declarou.

Fernando Tadeu, representando a Caixa Econômica Federal, destacou o compromisso do banco com o futuro: “A Caixa é o banco da micro e pequena empresa. Estamos aqui para construir um país próspero, com apoio financeiro, tecnológico e consultoria”.

Transformação e futuro

A Expo Favela Innovation Brasil 2024, destaque no calendário nacional de inovação e negócios, reúne 500 expositores, com 20 mil inscritos e expectativa de 33 mil visitantes . O evento, que percorreu o Brasil com etapas regionais, culmina na grande final nacional no Expo Center Norte, em São Paulo, conectando empreendedores de favelas a investidores.

A programação inclui palestras, workshops, rodadas de negócios, mentorias, shows e exposições, promovendo transformação e visibilidade para iniciativas das comunidades.

  • comunidades
  • CUFA
  • Expo Favela
  • favelas
  • Inovação