Mais do que uma simples bebida, o café tornou-se um verdadeiro agente de transformação social, econômica e ambiental. É essa força que será destacada e debatida na 13ª Semana Internacional do Café (SIC), marcada para os dias 5 a 7 de novembro, no Expominas, em Belo Horizonte. Com expectativa de reunir mais de 25 mil participantes e gerar movimentação de R$ 150 milhões, o evento se consolida como um palco global para inovação e práticas sustentáveis na cafeicultura.
O Sebrae é um parceiro histórico do setor, apoiando a produção em 15 estados, e vai estar presente no encontro valorizando o protagonismo dos pequenos produtores rurais, em especial das variedades de café já reconhecidas como Indicações Geográficas brasileiras. O Brasil já soma 20 regiões produtoras com registro de indicação Geográfica, seja na modalidade de Denominação de Origem (DO) ou Indicação de Procedência (IP). Atualmente, o Sebrae atua em 43 regiões produtoras de café, em 15 estados, e tem um total de 5,8 mil produtores atendido.
Esse número pode crescer ainda mais. No Brasil, existem cerca de 300 mil propriedades rurais dedicadas ao café, sendo 70% pertencentes à agricultura familiar, segundo o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA). Por isso, é essencial oferecer apoio à gestão, à internacionalização e à adequação às exigências socioambientais, garantindo o fortalecimento do setor e dos empreendedores.

“Reconhecido como o evento brasileiro mais aguardado do setor, a Semana Internacional do Café-SIC oferece uma oportunidade única e promissora de negócios para pequenos produtores, além de estimular parcerias estratégicas e antecipar tendências de mercado. A presença do Sebrae na SIC, incentivando a participação desses empreendedores, tem como objetivo apoiar a conquista de novos mercados, promover qualidade e rastreabilidade na produção, gerar renda para o homem do campo e fortalecer práticas voltadas à sustentabilidade”, destaca a analista de Competitividade do Sebrae Carmen Sousa.
“Essa atuação também contribui para a profissionalização do setor, o fortalecimento do cooperativismo, a disseminação de tecnologias, a agregação de valor aos produtos, a ampliação do conhecimento e a busca por certificações”, completa Carmen Sousa.

Serviços
No estande do Sebrae, neste ano, os produtores e empresas do setor terão acesso a diversas soluções que podem ser inseridas nos pequenos negócios – seja no campo ou na cidade. Empretec, Empretec Rural, Empretec Startup, Decola MEI, cursos sobre empreendedorismo feminino, marketing e finanças (UP Digital) e o Aplicativo do Sebrae são algumas das ações que estarão disponíveis no local durante os três dias de evento.
A programação da Semana Internacional do Café conta ainda com rodadas de negócios, salas de cupping, campeonatos, além das premiações Coffee of the Year, em que os melhores cafés brasileiros da safra nova serão conhecidos, e Expresso Design, que elege as melhores embalagens de café.

