Tecidos, cortes e tendências, mais do que a união de materiais para criar produtos, a moda é feita de histórias. E algumas delas foram contadas na tarde desta quarta-feira (24), em Florianópolis, na sede do Sebrae/SC, durante o lançamento do Polo de Referência e Disseminação Sebrae de Moda. O núcleo da moda do sistema Sebrae nasce a partir da expertise catarinense para fortalecer os pequenos negócios do setor em nível nacional.
O Polo atuará como uma plataforma integrada de estudo, pesquisa e desenvolvimento, oferecendo conteúdos, ferramentas e soluções para toda a cadeia da moda. O objetivo central é elevar a competitividade, a inovação, a sustentabilidade e o acesso a mercado dos pequenos negócios do setor em todo o Brasil. Entre as metas específicas, estão a criação de um Observatório de Inteligência de Tendências e Negócios de Moda e o estímulo a ecossistemas de inovação conectados ao setor.
A cerimônia de lançamento contou com a presença da diretoria executiva do Sebrae/SC e representantes do Sebrae Nacional. O presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima, enviou um vídeo em que destacou a importância da iniciativa e a relaciona com um retrato expressivo da pujança econômica de Santa Catarina.
O Polo da Moda aqui representa nada mais, nada menos que 109 mil empreendimentos no Estado, de pequenos negócios, numa pulverização extraordinária da construção de valores que hoje fazem com que o Brasil possa ter um território como referência.
Décio Lima, presidente do Sebrae
O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/SC, Renato Campos Carvalho, falou sobre o que se deseja alcançar com o projeto: “Nosso objetivo é escalar para o Brasil todo, através de Santa Catarina, conseguir abranger o maior número de empresas participantes e, com isso, levar o empreendedor ao sucesso”.

Santa Catarina como referência
O diretor técnico do Sebrae/SC, Fábio Búrigo Zanuzzi, destacou que Santa Catarina tem uma vocação histórica e uma expertise consolidada na cadeia da moda. “Liderar este Polo Nacional é um reconhecimento a esse trabalho e uma grande responsabilidade. Vamos atuar como um centro de inteligência, gerando pesquisas, analisando tendências e desenvolvendo soluções que serão compartilhadas com toda a rede Sebrae, beneficiando empreendedores de todos os cantos do país. É um passo estratégico para posicionar os pequenos negócios da moda brasileira em um novo patamar de competitividade e inovação”, destacou.
Já o diretor superintendente do Sebrae/SC, Carlos Henrique da Fonseca, reforçou números que habilitam o estado a sediar o Polo de Moda do Sebrae. “Santa Catarina historicamente sempre foi muito significativa no setor da moda. Nós hoje representamos 22% da produção nacional de vestuário. O maior número de empresas do país deste setor está em Santa Catarina: são 11% de todas as empresas de vestuário”.

Ele também enfatizou o setor calçadista, lembrando que São João Batista é o quarto polo em nível nacional, com 1,6 milhão de pares de sapatos femininos produzidos por mês e mais de 10 mil pessoas empregadas. Além disso, enfatizou, o Vale do Itajaí é hoje o principal polo de moda em nível nacional, empregando mais de 170 mil pessoas.
Após a abertura, foi apresentado um painel com resultados da intervenção do Sebrae Moda nos estados e um painel de boas práticas com a participação de gestores e empresários de Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Santa Catarina e Goiás.
A governança do Polo será compartilhada e integrada, com a instalação de um Comitê Deliberativo composto pelo Sebrae Nacional e Sebrae de outros nove estados. A execução será coordenada pelo Comitê Gestor Técnico, liderado pelo Sebrae/SC em conjunto com o Sebrae Nacional.