*Com informações do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima
O Sebrae vai participar da quinta edição da Conferência Nacional do Meio Ambiente, entre 6 e 9 de maio, em Brasília (DF). O evento, realizado pelo governo federal, traz como tema “Emergência Climática: o Desafio da Transformação Ecológica”. O Sebrae terá um estande de interação e promove várias oficinas voltadas à defesa de causa dos pequenos negócios e políticas públicas ligadas à temática.
O estande será dividido em três partes interativas, onde os visitantes vão poder expressar suas percepções, os problemas e questões relacionadas à pauta de mudanças climáticas e meio ambiente. Para a analista de Políticas Públicas, Mariana Eghrari, a conferência é uma oportunidade de escuta e de construção de soluções.
Vamos utilizar tanto a oficina, que é um espaço de escuta dos pequenos negócios e de outros gestores que estiverem ali no evento, para entendermos quais os problemas enfrentados e o que está diretamente relacionado às mudanças climáticas, desastres ambientais e quais as soluções possíveis.
Mariana Eghrari, analista de Políticas Públicas.
A partir desses relatos, o Sebrae vai montar um manifesto com proposição de políticas públicas voltadas aos pequenos negócios em decorrência de mudanças climáticas e desastres ambientais. Esse material será entregue às autoridades participantes da COP 30, a ser realizada em Belém (PA).
Oficinas de escuta
O Sebrae tem priorizado a inserção das micro e pequenas empresas nas políticas públicas ambientais. Os esforços estão concentrados tanto na transição para economia verde quanto para a contribuição no processo de adequação dos territórios para convívio com as mudanças climáticas.
As oficinas na conferência também seguirão esses temas. Além de uma ação com empreendedores para entender os problemas e as soluções públicas, o Sebrae também vai promover um painel com parceiros para apresentar a Plataforma Clima. Esse sistema reúne indicadores sobre os riscos de impactos das mudanças climáticas no Brasil.
Outra oficina da instituição vai focar em questões do uso da biomimética, que é o uso de elementos da natureza como inspiração para produtos e soluções. “Nós estamos do lado dos pequenos negócios para encontrar soluções em políticas públicas que mitiguem essas questões ligadas aos desastres climáticos”, lembra Mariana.
Levantamento do MMA
O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) apresentou, na última sexta (25), um balanço das etapas preparatórias do evento. A ministra Marina Silva enfatizou o processo participativo, que mobilizou 2.570 municípios em todas as unidades da Federação.
Esse movimento resultou em 2.635 propostas para orientar a atualização da Política Nacional sobre Mudança do Clima (PNMC) e a construção do novo Plano Nacional sobre Mudança do Clima (Plano Clima), guia das ações previstas até 2035.
“É um volume enorme de propostas, mas com uma convergência em torno da emergência climática no contexto da transformação ecológica. As pessoas vêm para esse debate trazendo não apenas um discurso — a maioria delas traz uma prática”, disse Marina Silva.
Serviço
5ª Conferência do Meio Ambiente
Data: 6 a 9 de maio
Local: Brasília (DF)
Mais informações no site do evento