Entre grandes fornecedores e empresas multinacionais, os pequenos negócios também tiveram seu lugar de destaque no Prêmio Melhores Fornecedores Petrobras, ao serem reconhecidos pela primeira vez dentro da recém criada categoria Pequena Empresa. Realizado nesta quinta (30) no Rio de Janeiro (RJ), a Petrobras premiou as empresas parceiras que se destacaram pela excelência na entrega de produtos e serviços, geração de valor e desempenho, além de ações de sustentabilidade (ASG) e inovação.
A empresa baiana Chescoved, de recuperação e proteção contra corrosões em equipamentos industriais, foi a vencedora da categoria Pequena Empresa. A intensidade e continuidade dos atendimentos permitiram o aprimoramento contínuo da empresa para atuação na cadeia de fornecimento da Petrobras. Mais de 900 pequenos negócios estavam elegíveis ao prêmio, em todo o Brasil.
A categoria exclusiva às micro e pequenas empresas é também o reconhecimento de uma longa relação de parceria entre a Petrobras e o Sebrae. “Ao dar visibilidade a esses empreendimentos, o prêmio valoriza o esforço de inovação, sustentabilidade e eficiência que esses negócios vêm desenvolvendo, muitas vezes em condições desafiadoras. Essa iniciativa reforça o compromisso das instituições parceiras com um desenvolvimento econômico mais inclusivo e equilibrado”, avalia Juliana Borges, analista de Competitividade do Sebrae Nacional.

Projeto Fortalecer
Durante o evento, também ganhou destaque o Projeto Fortalecer, uma parceria entre o Sebrae e a Petrobras que busca desenvolver micro e pequenas empresas no Vale do Paraíba. O projeto é voltado para potenciais fornecedores cujos proprietários pertençam a grupos sub-representados: mulheres, pessoas pretas e pardas, pessoas com deficiência e pessoas idosas.
O objetivo é fortalecer os pequenos negócios e contribuir para a construção de uma cadeia de suprimentos com mais diversidade para alcançar os empreendedores das cidades paulistas de Caçapava, Jacareí, São José dos Campos e Taubaté. O projeto de desenvolvimento inclui capacitações em gestão financeira e de pessoas e liderança; planejamento estratégico; orientação para cadastro no canal de fornecedor da Petrobras e consultoria em gestão.
“Essa parceria é estratégica, ela conecta os dois mundos, quando empregados geram transformação real, a força de investimento em tecnologia da Petrobras e a capilaridade e capacidade de mobilização do Sebrae. Juntos, por meio dessa parceria, nós conseguimos criar oportunidades concretas para que pequenos negócios se tornem fornecedores competitivos, inovadores e mais sustentáveis”, avalia o gestor estadual do Setor Industrial do Sebrae SP, José Batista Neto.

