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Pequenos negócios ativam as economias locais e impulsionam novos empreendedores

Donos de pequenos estabelecimentos se tornam influenciadores em suas comunidades, lideram processos e ajudam a transformar a realidade do território
Por André Luiz Gomes
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Trecos e Tarecos é o nome do negócio que empresária Eliane Alves criou no pequeno município de Figueirão, em Mato Grosso do Sul. A empreendedora, que já foi doméstica, babá e atuou em uma loja desde o serviço de limpeza até tornar-se gerente, sempre cuidou e alimentou o sonho de ser dona do próprio destino. Para isso, ela guardava parte do salário para conquistar seu objetivo. “Sobrevivia com cerca de 40% do salário e o restante eu guardava. Vivi sempre no limite. Não gastava com nada caro”, lembra.

Em 2019, já com a Trecos e Tarecos, ela começou a participar do Programa Cidade Empreendedora, do Sebrae, que foi um divisor de águas para o pequeno negócio. “Fiz a calçada em frente à loja, mudei o tipo de prateleiras, coloquei vitrine de vidro. Comecei a participar de todos os cursos que o Sebrae trazia para o município. Dentro desse contexto, eu participava de reuniões de eixos de atuação e fui desenvolvendo a liderança, inclusive, dentro da comunidade”, comenta.

“Quando um pequeno negócio muda a forma de pensar, ele não transforma só a própria história, mas influencia toda a comunidade. O empreendedor que abre a mente, busca conhecimento e acredita no seu potencial, acaba gerando emprego, renda e novas oportunidades. Isso cria um senso de pertencimento e faz a cidade crescer de forma mais justa e sustentável. A mudança de mentalidade do pequeno empresário é o primeiro passo para mudar a realidade de uma comunidade”, afirma a empreendedora.

Liderança Adaptativa é um dos temas trabalhados no Programa Líder. Foto: Divulgação.

A empresária também participou do Programa Líder, do Sebrae, que ajudou a potencializar sua atuação. Eliane ajudou a tirar do papel a Associação Comercial de Figueirão e assumiu sua presidência, participou de conselhos municipais e contribuiu para impulsionar o núcleo de mulheres empreendedoras.

O Sebrae transformou a minha realidade. Comecei a olhar diferente para a comunidade e para a minha empresa, nos envolvemos nas questões sociais e acreditamos no desenvolvimento do município.

Eliane Alves, empreendedora

“O maior ganho é perceber que minha empresa não cresce sozinha, ela cresce junto com a minha cidade e convida outras pessoas para sonharem um sonho que um dia parecia inalcançável, além de provocar uma responsabilidade para com as gerações futuras”, define Eliane.

Compre do Pequeno

No mês em que o país comemora o Dia da Micro e Pequena Empresa – celebrado em 5 de outubro –, o Sebrae realiza uma ampla mobilização para conscientizar a sociedade brasileira sobre a importância dos pequenos negócios para a economia e para a vida da população. O movimento “Compre do Pequeno” busca incentivar as pessoas para o consumo consciente, priorizando as micro e pequenas empresas no momento da compra. Para o Sebrae, histórias como a de Eliane Alves são um retrato de como o empreendedorismo pode mudar a realidade do país.

“As micro e pequenas empresas são responsáveis por mais de 80% dos empregos formais e quase sempre são o primeiro emprego das pessoas. A possibilidade de fixar o trabalhador naquela região tem consequências muito positivas. A melhor de todas é que a circulação da renda fica restrita também ao bairro. Isso traz investimentos, infraestrutura local, segurança, entre outros benefícios”, comenta o gerente de Atendimento do Sebrae, Enio Pinto.

Resumindo, você ganha qualidade de vida para a sua região quando você escolhe comprar do pequeno na sua proximidade.

Enio Pinto, gerente de Atendimento do Sebrae

De acordo com o gestor do Sebrae, a parceria entre o pequeno negócio e os consumidores faz parte de uma estratégia em que todos saem ganhando. “É fundamental mobilizar as lideranças locais, o poder público, e, principalmente a comunidade. Essa atuação conjunta traz ganhos sinérgicos, a gente busca complementariedade entre os diferentes atores desse processo, buscando, claro, convergência a um objetivo comum, que é a melhora da dinâmica no todo daquela localidade”, aponta.

Além disso, Enio Pinto destaca outros benefícios para os clientes, como ganho de tempo, atendimento personalizado, empatia e uma experiência muito mais gratificante. “Quando o produto é feito na sua região, as pessoas podem chegar inclusive a conhecer a procedência de insumos, de materiais, de alimentos que você esteja demandando. Isso tudo é muito positivo e traz um bem-estar e uma qualidade de vida inegável”, completa.

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