Fundada em 1985, no Recife (PE), a Padaria Massa Pura é um negócio familiar que atravessa gerações e se reinventou ao longo do tempo. A participação no programa Brasil Mais Produtivo virou um marco para a eficiência e a rentabilidade do negócio, permitindo resultados como a redução de 59,19% no consumo de energia, impactando diretamente a rentabilidade do negócio.
“Economia, nesse caso, é um lucro ainda melhor do que vender mais, porque é um dinheiro que deixa de sair da conta”, destaca o empresário Murilo José. Durante cerca de dois meses, a equipe do Brasil Mais Produtivo acompanhou de perto a rotina da empresa, atuando junto a Murilo, ao gerente de produção, ao time de manutenção e aos colaboradores da operação.
O trabalho foi além de orientações pontuais e incluiu mapeamento detalhado do consumo energético, análise de equipamentos e identificação de gargalos. Um dos pontos críticos identificados foi o uso do sistema de banho-maria no restaurante, que concentrava um consumo elevado de energia. Com ajustes técnicos e balanceamento das cargas elétricas, o problema foi solucionado, reduzindo riscos operacionais e prevenindo falhas que poderiam comprometer a produção ou até causar acidentes.
Outro aprendizado veio da análise de equipamentos de grande porte, como os fornos. O estudo técnico mostrou que, em alguns casos, manter o equipamento ligado continuamente era mais eficiente do que desligar e religar, contrariando práticas adotadas anteriormente e gerando economia.

Com as mudanças orientadas pelo programa, a economia imediata de energia variou entre 15% e 20%. Com a troca de equipamentos, a empresa conseguiu mais 10% de redução no consumo. A empresa também recebeu orientações sobre o uso estratégico da energia solar.
A Padaria Massa Pura começou como um negócio tradicional, mas hoje se consolidou como uma empresa diversificada, que atua também como restaurante, pizzaria e delicatessen, com produção majoritariamente própria.
À frente da gestão há cerca de 30 anos, o empresário Murilo José encontrou no programa Brasil Mais Produtivo, executado pelo Sebrae em parceria com o Senai e governo federal, um apoio estratégico para modernizar processos e reduzir custos. “O grande diferencial foi a segurança que eles nos deixaram. Passamos a ter certeza de que estávamos no caminho certo e, ao mesmo tempo, conseguimos corrigir pontos que poderiam virar problemas no futuro”, afirma o empresário.

Resultados que vão além da redução de custos
A experiência reforça como a eficiência energética e a melhoria de processos podem se tornar aliadas da competitividade, especialmente em negócios do setor de alimentos, onde os custos operacionais são elevados. Com os resultados alcançados, a Padaria Massa Pura segue implementando o plano de melhorias proposto pelo programa, apostando em inovação, sustentabilidade e produtividade para continuar crescendo.
Para Murilo José, o impacto do Brasil Mais Produtivo vai além dos números. “Eles enxergaram coisas que a gente, por estar aqui todos os dias, não conseguíamos ver. Trouxeram equipamentos, conhecimento técnico e uma visão estratégica que fez toda a diferença”, relata.

Transformação digital e produtividade em alta
O Brasil Mais Produtivo ajuda micro, pequenas e médias empresas a modernizarem seus processos, com foco na transformação digital e no uso de tecnologias nacionais inovadoras. Nesses dois anos, o programa – que é coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), em parceria com Sebrae, Senai, ABDI, Finep, Embrapii e BNDES – alcançou 67,5 mil empresas.
Desse total, 30,5 mil foram do setor industrial e 37 mil de comércio e serviços. Foram mais de 90 mil atendimentos realizados, uma vez que as empresas podem participar de mais de uma modalidade do programa.
Segundo dados do Senai e do Sebrae, as empresas em manufatura enxuta (sistema de gestão industrial que visa a aumentar a eficiência e a produtividade por meio da redução de erros, redundâncias e desperdícios na produção) registraram aumento médio de 28% na produtividade após o trabalho de consultoria.

