ASN Nacional
Compartilhe

Juntos pelo Agro amplia atuação para mais oito estados

Piloto do projeto executado por Sebrae, CNA e Senar tem como meta atender três mil produtores de leite nos estados de Goiás, Tocantins, Paraíba e Bahia
Por Redação
ASN Nacional
Compartilhe

Os estados do Ceará, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Rio Grande do Norte, Piauí, Maranhão, Rondônia e Minas Gerais passarão a receber as ações do projeto Juntos Pelo Agro, uma iniciativa do Sebrae em conjunto com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). O anúncio ocorreu nesta segunda-feira (29), em Brasília, durante o encontro de gestores que contou com a apresentação dos resultados da ação em Goiás, Tocantins, Paraíba e Bahia, localidades que promoveram o projeto-piloto da ação voltada para a cadeia do leite.

Ainda em execução, a meta de atendimento é de cerca de três mil produtores rurais nos quatro estados que estão recebendo assistência técnica, diagnósticos, orientações sobre planejamento, adequação tecnológica, capacitação e treinamento para incremento da produtividade, competividade e rentabilidade. A partir de agora, o projeto englobará as cadeias café, mel, peixe e frutas, com previsão de atender mais sete mil agricultores até o fim deste ano – totalizando 10 mil atendimentos nos 12 estados.

Dirigentes e gestores do Sebrae, da CNA e do Senar. Foto: ASN.

O diretor-técnico do Sebrae, Bruno Quick, participou do evento e exaltou o sucesso da parceria com o CNA/Senar em tão pouco tempo. “Quando nos reunimos, acreditamos que era possível realizar este projeto, por isso deu certo e terá ainda mais impacto com esta ampliação. São milhões de produtores que precisam da nossa parceria. Não temos motivos para ficar parados.”

O assunto é prioridade para o Sebrae, segundo o diretor. “As duas entidades são apaixonadas pela causa e o resto será somente consequência do nosso trabalho. Vamos fazer mais esta etapa dar certo. Quando acionamos a nossa força nacionalmente, quando a gente joga junto, damos conta do recado”, afirmou. O diretor-geral do Senar, Daniel Carrara, complementou a fala do dirigente do Sebrae. “Significa um volume de problemas enormes que ajudaremos a resolver. Precisamos identificar estes agricultores para que eles façam parte deste colchão de apoio que estamos construindo e de um movimento de geração de renda no setor rural. São 5 milhões de produtores para atendermos em todo o país. Tenho a certeza de que podemos avançar mais rápido do que estamos prevendo”, projetou.

De acordo com o gerente de Acesso a Mercados do Sebrae, Ivan Hussni, o Juntos pelo Agro busca atualizar seus conteúdos para se adequar à linguagem dos pequenos produtores. “Conteúdo não falta. Devemos analisar a forma e isso nos estimula a pensar em um modelo integrado. Vamos aperfeiçoando este projeto durante o percurso”, explicou. “Essa junção de esforços vai trazer mais qualidade de vida para os pequenos produtores, que já passam por tantas dificuldades. São inúmeras ferramentas que as duas Casas têm e que apoiam o produtor nesta caminhada”, completou Claudia Stehling, coordenadora nacional de Agronegócios do Sebrae.

Juntos Pelo Agro

O projeto-piloto é uma iniciativa que busca impulsionar o setor e promover o desenvolvimento rural, por meio da melhoria do ambiente de negócios. O papel do Sebrae na parceria é capacitar os produtores em gestão, agregação de valor, oportunidades de mercado, inovação e tecnologia.

  • Agronegócio
  • agropecuária
  • Juntos pelo Agro
  • leite