ASN Nacional
Compartilhe

Inscrições para Prêmio Empretec Mulheres Empreendedoras se encerram na próxima semana

Prazo será finalizado em 15 de maio. O objetivo da ação é reconhecer e celebrar as realizações excepcionais de mulheres empreendedoras em todo o mundo.
Por André Luiz Gomes
ASN Nacional
Compartilhe

Estão abertas as inscrições para o Prêmio Empretec Mulheres Empreendedoras até o dia 15 de maio. Em sua nona edição, o objetivo é destacar o sucesso e a contribuição das mulheres no ambiente empresarial, além de reconhecer os esforços individuais e inspirar outras mulheres a seguirem o caminho do empreendedorismo. São cinco categorias em disputa: impacto na comunidade, inovação, liderança, agricultura sustentável e mulher jovem empreendedora. O Sebrae será o responsável por escolher as seis melhores experiências que serão enviadas para a disputa internacional.

A iniciativa é promovida pela Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD) e faz parte do impacto, das mudanças e do reconhecimento global que o Empretec promove, além de fomentar o empreendedorismo e a inovação nos 40 países que aplicam hoje a metodologia no mundo. A premiação final acontecerá no Vietnã, em outubro deste ano.

Inscreva-se.

O prêmio acontece a cada dois anos e é destinado a reconhecer o sucesso e a contribuição das mulheres que demonstram coragem, criatividade, impacto social e liderança no ambiente empresarial. 

Daniella Santana, gestora Nacional do Programa Empretec.

E complementa: “As finalistas brasileiras selecionadas pela ONU serão convidadas para a premiação final durante o Fórum Mundial de Investimento das Nações Unidas. Sua história merece ser compartilhada para inspirar mais pessoas”.

Foto: Erivelton Viana.

Na última edição do prêmio, em 2023, a brasileira Duda Franklin, CEO da startup potiguar Orby Co., foi uma das seis brasileiras finalistas do Prêmio. Ela idealizou e colocou em operação o projeto de desenvolver soluções de alta tecnologia para a reabilitação músculo-esquelética funcional utilizando Inteligência Artificial (IA) e conquistou a terceira colocação geral.

O Empretec foi um divisor de águas, pois me ensinou sobre planejamento, operacionalização de um negócio e sobre autoconfiança para entender que estou num processo de aprender a lidar com o mercado. Ninguém nasce com as habilidades para ser empresário. Elas precisam ser ensinadas, e eu acho que o Empretec faz isso muito bem.

Duda Franklin, CEO da OrbyCO.

Como será a seleção?

Inicialmente, as candidatas são submetidas a uma avaliação preliminar, onde são verificadas a elegibilidade e a conformidade com os critérios de habilitação. As candidatas selecionadas passam, então, por uma análise mais detalhada, que pode incluir entrevistas e visitas de campo para verificar in loco as operações das empresas, sua história e impacto.

Um painel de jurados composto por especialistas em empreendedorismo no mundo, representantes da UNCTAD e outros profissionais do setor empresarial é responsável pela avaliação final das candidaturas. Este comitê leva em consideração não apenas os resultados alcançados, mas também a história de resiliência e superação das empreendedoras.

Conheça as categorias

  • Impacto na comunidade: Empresas que trazem mudanças positivas para suas comunidades, como a criação de empregos ou a melhoria da educação. São valorizados os esforços que promovem uma comunidade autossuficiente e melhoram a qualidade de vida.
  • Inovação: São valorizadas empreendedoras focadas na sustentabilidade que ofereçam produtos ou serviços inovadores. A inovação pode ocorrer no design de produtos, na prestação de serviços ou nos processos empresariais.
  • Liderança: Empreendedoras capazes de expandir seus negócios mantendo uma visão e missão claras, superando os desafios do mercado e inspirando os outros.
  • Agricultura sustentável: Empreendedoras dedicadas à produção, transformação ou distribuição de produtos agrícolas. São buscadas práticas sustentáveis que contribuam para a segurança alimentar e a conservação do meio ambiente.
  • Mulher jovem empreendedora: Destinado a empreendedoras de até 30 anos com pelo menos dois anos de experiência como fundadora ou cofundadora de uma empresa. Este critério destaca as conquistas das mulheres mais jovens que abordam problemas sociais ou ambientais.

Empretec

A metodologia da Organização das Nações Unidas (ONU) é implementada no Brasil há mais de 30 anos e executada pelo Sebrae. O programa de formação de empreendedores é aplicado em cerca de 40 países. No Brasil, desde 1993, o Sebrae capacitou mais de 300 mil pessoas. Foram 13,8 mil turmas em todas as unidades da Federação. O país responde por mais de 60% de todos os empreendedores capacitados no mundo.

  • Empreendedorismo Feminino
  • Empretec