Tudo começou com um desafio no zoológico. Cercada por animais silvestres e pesquisas sobre nutrição, a médica-veterinária Maria Paula Beltran percebeu que estava diante de algo maior do que um simples projeto científico.
Se uma dieta bem planejada podia transformar a vida de leões, aves e primatas, por que não poderia mudar também o dia a dia dos cães e gatos que vivem em nossas casas? Dessa inquietação nasceu a Marmipets, empresa que hoje é referência em alimentação natural para pets no Brasil.
“Durante um trabalho no zoológico, desenvolvemos estudos de alimentação que trouxeram melhorias significativas na vida dos animais. Isso me fez refletir sobre os impactos que uma dieta inadequada pode ter na saúde e na longevidade dos pets domésticos”, relembra Maria Paula.

A partir dessa percepção, vieram os primeiros testes de receitas balanceadas. O resultado foi imediato: surgiram os primeiros clientes e, pouco tempo depois, a empresa abriu sua própria fábrica, registrada no Ministério da Agricultura. Hoje, a Marmipets está em plena operação e com projetos de expansão. O mercado pet segue batendo recordes no Brasil e a alimentação natural se consolidou como tendência.
Os tutores estão mais conscientes que a boa alimentação de seus pets os mantém mais saudáveis e, consequentemente, isso gera menos despesas com veterinários. Por isso, é uma oportunidade única para empresas que investem em inovação e transparência.
Jane Blandina, analista de Competitividade do Sebrae.
O apoio do Sebrae foi fundamental para estruturar e impulsionar o negócio. A Marmipets participou de programas como o Realiza Mais, que ajudou a organizar o setor financeiro, e o ALI (Agentes Locais de Inovação), que trouxe ferramentas para aperfeiçoar processos internos.
A participação no Sebrae Delas também fortaleceu a atuação da veterinária como empreendedora e rendeu reconhecimento nacional, “Fui vencedora do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios em 1º lugar em São Paulo e 2º lugar nacional na categoria Ciência e Tecnologia. Foi um marco na nossa trajetória”, celebra.

Quando o amor por um pet vira negócio
No mesmo cenário de expansão da alimentação natural para pets, a história da Colher de Patas também inspira. A ideia nasceu em 2020 na cozinha da casa da empresária Caroline Calil, depois que Helena, um buldogue francês, chegou filhote e enfrentou graves problemas de alergia.
“Começamos a produzir a própria comida dela, postávamos nas redes sociais e as pessoas começaram a pedir encomendas. Foi aí que reformamos o prédio onde hoje funciona nossa fábrica. O nome também nasceu na cozinha”, conta a empreendedora.
O negócio cresceu rápido. Além da fábrica, a Colher de Patas inaugurou sua primeira loja física em São José dos Campos, São Paulo, e segue expandindo. “Hoje em dia os pets são filhos. As pessoas querem cuidar, dar mais saúde e garantir longevidade”, reforça Carol.
A qualidade é prioridade e por isso a empresa mantém rigoroso controle dos fornecedores e segue um processo de produção que inclui inspeção de ingredientes, cozimento controlado e ultracongelamento. Processos que garantem que o alimento chegue ao cliente fresco, seguro e nutritivo.
Assim como a Marmipets, a Colher de Patas também encontrou no Sebrae um parceiro estratégico. “Já fizemos alguns projetos, e hoje participamos de um novo ciclo do ALI Produtividade. Acreditamos que aprender e estudar deve fazer parte da nossa rotina”, afirma.

O desafio de educar os tutores
O que une histórias como a da Marmipets e da Colher de Patas é a visão de futuro de promover uma alimentação que não apenas sacia, mas promove saúde, energia e longevidade. Apesar do crescimento acelerado, ambas empresas têm um desafio em comum: educar os tutores.
“Muitos ainda acreditam que a ração é a única forma adequada de alimentar um cão, ou que a comida caseira faz mal. Desconstruir essa ideia exige tempo e persistência”, explica Maria Paula. Para ela, a propaganda boca a boca é uma das ferramentas mais poderosas de convencimento: “Os relatos de tutores que viram seus pets recuperarem qualidade de vida são ferramentas poderosas de convencimento. Hoje, as indicações representam nossa maior porta de entrada.”
Outro pilar da empresa são as parcerias com veterinários que recomendam o produto aos pacientes e validam cientificamente a proposta. As redes sociais também cumprem um papel importante e ajudam a espalhar histórias reais de transformação.