Mais de 30 organizações de catadores de diversas partes do país participam de uma rodada de negócios com 12 indústrias e empresas que utilizam plástico, vidro, papelão e outros materiais recicláveis como matéria-prima, além da contratação de serviços. O encontro promovido pelo Sebrae será realizado na próxima quinta-feira (18), em São Paulo, durante a ExpoCatadores 2025, maior evento de catadores do mundo – com a presença de organizações, empresas, governos e organizações internacionais.
“Essas empresas demandam grandes quantidades e oferecem preços mais atrativos, possibilitando que as cooperativas negociem diretamente com elas, sem intermediários”, comenta a gestora nacional do Pró-Catadores, projeto do Sebrae, Joana Bona.
“A proposta busca fomentar e fortalecer a inclusão dos catadores e das organizações, promovendo melhores condições de comercialização e gestão de resíduos”
Joana Bona, gestora nacional do Pró-Catadores
“Essa iniciativa contribui para a geração de renda, a valorização do trabalho dos catadores e o avanço da economia circular, beneficiando tanto o meio ambiente quanto a sociedade”, completa.
Além da rodada de negócios, o Sebrae estará com um estande durante os três dias do evento para se aproximar ainda mais deste público. Uma das ações disponíveis no local é o apoio para a criação de uma marca própria. Atualmente, o Sebrae atua no apoio ao setor por meio do projeto Pró-Catadores, que está ativo em 18 estados brasileiros, com mais de 300 organizações atendidas, que representam cerca de 5 mil pessoas.
O Sebrae também realiza ações junto a 225 municípios visando aprimorar a coleta seletiva e a reciclagem locais, com integração com os catadores. Estas ações beneficiam 22 milhões de habitantes nos municípios participantes.
Saiba mais
A iniciativa proposta pelo Sebrae está em sintonia com o tema da ExpoCatadores 2025: “Transição Justa na Cadeia de Valores da Reciclagem”. O evento, realizado entre os dias 17 e 19 de dezembro, é resultado de uma parceria entre a Associação Nacional dos Catadores (Ancat), o Movimento Nacional dos Catadores (MNCR) e a União Nacional dos Catadores (Unicatadores). Para este ano, o evento espera atrair mais de 3 mil pessoas para participarem de palestras, oficinas e feira de exposições, além da rodada de negócios.
Serviço
Rodada de negócios promovida pelo Sebrae entre organizações de catadores e empresas
Data: quinta-feira (18), das 9h às 13h
Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi – São Paulo (SP)
-

