Belo Horizonte recebeu, nessa quarta-feira (1º/10), a 3ª edição do Empretec Realiza, maior encontro nacional de empreendedores que participaram do Empretec, programa que conta com metodologia criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e aplicada com exclusividade no Brasil pelo Sebrae. O evento teve como mote “Chegou a hora de mudar de fase” e reuniu mais de 400 convidados para uma tarde de conhecimento, experiências, networking e debates para fortalecer a rede de pequenos negócios que já participaram do seminário.
O objetivo do evento foi impulsionar o engajamento e intensificar a conexão entre os empreendedores. Além disso, reforçou o papel do Empretec como ferramenta de transformação. Desde sua criação no país, em 1993, já capacitou mais de 300 mil empreendedores, sendo Minas Gerais o segundo estado com o maior número de Empretecos — como são chamados aqueles que participaram da imersão.
Na abertura, o gerente de Gestão e Soluções do Sebrae Nacional, Eduardo Curado, destacou que o Brasil responde por 63% da aplicação mundial da metodologia.
O Empretec é um divisor de águas para os empreendedores. Ele muda a forma como o dono de negócio enxerga suas decisões e amplia o protagonismo. A minha mensagem é para não deixar essa energia se encerrar com o seminário. Procurem o Sebrae para continuar seguindo uma jornada de sucesso.
Eduardo Curado, gerente de Gestão e Soluções do Sebrae
O diretor de Operações do Sebrae Minas, Marden Márcio Magalhães, destacou o impacto da capacitação para os empreendedores. “O Empretec é algo que as pessoas desejam, pois é capaz de transformar a vida e os negócios, além de oferecer excelentes oportunidades de conhecimento e networking. Quem passou por essa experiência enriquecedora com certeza fez e faz a diferença”, ressaltou.

O Empretec Realiza contou, ainda, com palestra do Expert em Inteligência Competitiva, Mentor do GENE Experts no Cocreation Lab/SC, e facilitador da metodologia, Alessandro Mendes. Com o tema “Inovar, empreender e transformar – desenhando o futuro dos negócios”, ele reforçou a importância da inovação, como ela pode levar os negócios a novos patamares e que os comportamentos empreendedores vivenciados no Empretec são direcionadores para esse movimento.
“É fundamental o empreendedor entender do seu negócio para poder competir no mercado e trazer diferenciais. A inovação precisa ser estratégica. Para isso, é essencial estabelecer metas, planejar os passos, conhecer os clientes, fornecedores e concorrentes, e calcular os riscos. Tudo isso vocês vivenciam no Empretec”, pontuou.
A programação incluiu jogos e experiências interativas. Os participantes conheceram, em primeira mão, o Missão Empretec, um jogo que conta com uma jornada empreendedora, no qual os Empretecos vão utilizar os conhecimentos pré-adquiridos para ajudar a resolver problemas no cenário digital.

Histórias que inspiram
O painel “De Empreteco para Empreteco: Superando Desafios e Conectando com o Futuro” trouxe relatos de empreendedores que transformaram seus negócios após o seminário.
A empreendedora Rosana Xavier, da Pejota Contabilidade, contou como descobriu um nicho de mercado ao abrir uma empresa focada exclusivamente em advogados. “Eu trabalhei em multinacionais, no Brasil e fora, mas sempre tive vontade de empreender. Depois que saí do meu emprego, busquei alguns conselhos e orientações, dei consultorias e fiz o Empretec. Esses passos me ajudaram a identificar uma lacuna que existia dentro da área de contabilidade e enxergar uma ótima oportunidade de atuação”.
O empreendedor Thiago Kempen (Odonto Ventures, K2Go, OdontoCast e Dá a Partida) veio de uma família de Empretecos e relatou como a metodologia foi um divisor de águas. “O Empretec mudou minha vida completamente. Aprendi a importância de modelos de negócio, planejamento e gestão. Esses ensinamentos valem ouro e me auxiliaram a chegar aonde estou hoje, bem como ter uma visão de mercado diferenciada”.
O evento também levou alguns empreendedores locais para expor seus produtos. Os convidados puderam conhecer e experimentar os diferenciais da Kochen Azeites Saborizados, uma empresa mineira reconhecida internacionalmente, e da Sabarabuçu, especializada em produtos à base de jabuticaba.
A diretora de marketing da Kochen, Camila Fissicaro Pires, fez o Empretec em 2017 e compartilhou como o seminário impulsionou sua trajetória. “O Empretec não traz fórmulas mágicas. É uma experiência real, feita para quem busca aprender e crescer. Para o pequeno empreendedor, é uma oportunidade única de se sentir acolhido e valorizado”, ressaltou. “Além disso, estar aqui nesse evento, expondo nossos produtos e contando nossa história, é muito importante e reforça como o Sebrae valoriza e apoia os pequenos negócios”, completou.
A sócia-proprietária da Sabarabuçu, Meire Ribeiro, falou da importância de participar desse tipo de evento e mostrar seus produtos para outros Empretecos. “É um orgulho estar aqui, em parceria com o Sebrae. Depois que eu e meu marido fizemos o Empretec, a nossa empresa mudou completamente. Aprendemos a importância do planejamento e isso fez toda a diferença. Nos primeiros meses, crescemos cerca de 20% e passamos a atuar como empresários de verdade”, comemorou.

Empretec do Futuro
Durante o evento, também foram apresentadas as mudanças na metodologia. A partir de agora, o programa passa a ter cinco dias de duração, em vez de seis, com atividades pré-seminário e ainda mais dinâmicas e modernas. O processo seletivo ganhou o reforço da inteligência artificial, garantindo mais agilidade na seleção de candidatos.
Outras novidades incluem atividades pré-seminário para engajar os participantes desde o início, uma plataforma digital integrada para conteúdos complementares, a combinação de dinâmicas físicas e digitais, a atualização completa dos materiais didáticos, novos públicos, nova identidade visual e posicionamento com a relevância de transformação que possui.
Metodologia internacional
O Empretec é uma metodologia criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de desenvolver características do comportamento empreendedor e para a identificação de novas oportunidades de negócio. Há 32 anos proporcionando experiências de ensino empreendedor, o Empretec opera em 40 países. No Brasil, o seminário é ministrado exclusivamente pelo Sebrae.
O participante passa por uma experiência de imersão nos 5 dias (novo formato) para que a transformação do empreendedor transforme também o seu negócio. O Empretec é ideal para quem deseja se destacar no mundo do empreendedorismo.
Além de ser para quem deseja empreender e conquistar a confiança e os passos para começar, vemos muitos Empretecos que já possuem seus negócios e que buscam expandir e crescer. O Empretec também é para pessoas que ocupam cargos de decisão em organizações e que são responsáveis por iniciativas de transformação dentro de suas empresas em busca da melhoraria da performance organizacional.