ASN Nacional
Compartilhe

Rodadas de investimento impulsionam negócios promissores no Capital Empreendedor

Investidores elogiaram maturidade das startups no segundo e último dia do evento, em São Paulo
Por Redação
ASN Nacional
Compartilhe

Empolgantes rodadas de investimentos marcaram o segundo e último dia do Capital Empreendedor 2022, programa promovido pelo Sebrae para estimular a conexão entre startups das mais diversas áreas com potenciais investidores.

Nesta etapa, empreendedores puderam se reunir com representantes de fundos de investimentos e apresentar suas ideias no intuito de atrair capital para impulsioná-las. Foram diversas rodadas, nos períodos da manhã e da tarde, que resultaram na concretização de investidas ou na abertura de relacionamentos comerciais promissores.

“A concretização de um investimento envolve negociações que levam semanas – e até meses – para se realizarem de fato. Vamos continuar auxiliando as empresas nesse processo”, explica Leonardo Garcia, gestor de acesso a investimentos do Sebrae/SP.

“Encontramos startups bem maduras”, disse Leonardo Mezzomo, da Ventiur, aceleradora e fundo de venture capital, que fechou dois investimentos nesta edição e dois no ciclo do ano passado do Capital Empreendedor. O critério para a escolha foi relativamente simples: “Avaliamos o potencial empreendedor das pessoas que estão à frente do negócio”, revelou.

Uma das empresas em que a Ventiur apostou foi a Lamego, plataforma de ‘crowdwork’ para gerar escala ilimitada para agências de marketing digital, através da disponibilização de mão de obra testada e validada com preço, prazo e processos padronizados.

“Depois de quebrar um negócio por erro na contratação da estratégia de marketing, resolvi virar um especialista”, conta o idealizador da Lamego, Gabriel Franco, de 32 anos, confirmando a percepção de especialistas quanto à importância de conhecer as dores do mercado para encontrar as melhores soluções.

Com uma estrutura totalmente digital, a empresa conta com 10 colaboradores em home-office em diferentes estados do brasil e mais de 200 freelancers cadastrados, atuando no tratamento de imagens, produção de conteúdo, edição de vídeo, locução, desenvolvimento de website e performance digital, entre outros produtos que compõem o portfólio de uma agência.

O investimento obtido no Capital Empreendedor 2022 tem como foco o desenvolvimento de novos produtos. “Até o final de 2023, chegaremos a 200 funcionalidades na plataforma”, prevê Franco, que credita ao Sebrae a sua bem-sucedida trajetória. “O Capital Empreendedor foi responsável por eu conquistar todos os investimentos. Eu não sabia falar do meu negócio, aprendi participando do programa, que é simplesmente sensacional.”

Para o ciclo 2022 do programa Capital Empreendedor, 936 startups se inscreveram, 360 foram pré-selecionadas para a mentoria e, nesta última etapa, as 60 mais maduras tiveram a oportunidade de ficar frente a frente com investidores profissionais.

Na véspera, os empreendedores puderam se preparar por meio de oficinas para apresentação do Pitch – o que fazer e não fazer na hora da negociação – e orientações com especialistas sobre como manter a relação com investidores pós-evento.