ASN Nacional
Compartilhe

Mais de dois mil novos Agentes Locais de Inovação (ALI) preparam-se para atuar pelo Brasil

A partir de setembro, mais de 2 mil profissionais vão atuar junto aos pequenos negócios em áreas como Transformação Digital, Educação Empreendedora, Indicação Geográfica e Inovação Rural
Por Da Redação
ASN Nacional
Compartilhe

Os novos Agentes Locais de Inovação (ALI) preparam-se para iniciar suas atividades em 22 estados do Brasil como bolsistas de Extensão Tecnológica (BET) e Inovação Territorial (BIT). Neste primeiro momento, 2.162 serão capacitados pelo Sebrae como facilitadores da promoção da inovação junto às micro e pequenas empresas, pequenas propriedades rurais, escolas e ecossistemas em diferentes áreas, como Transformação Digital, Educação Empreendedora, Ecossistemas de inovação, Indicação Geográfica, Produtividade e Inovação Rural. O início das atividades de campo está previsto para 8 de setembro. No início do ano que vem, teremos novos 100 Agentes selecionados para atuar em outros cinco estados (AC, AL, DF, MT e RO).

O Projeto ALI integra a Política de Inovação do Sistema Sebrae, que tem como objeto a promoção da inovação para o desenvolvimento sustentável do país, por meio do Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação (MLCTI). De acordo com o presidente do Sebrae Nacional, Carlos Melles, os novos ALI terão um papel fundamental para o desenvolvimento sustentável e a retomada econômica do país. “Um Brasil mais inovador e competitivo passa pela promoção da inovação dos pequenos negócios brasileiros e os ALI serão responsáveis por essa revolução ao chegar aos lugares e territórios mais distantes do país”, avalia.

Em movimento de expansão

Com uma metodologia reconhecida, a atuação dos Agentes Locais de Inovação (ALI) segue em crescimento para atender à demanda dos pequenos negócios do país. Em 2020, o ALI foi integrado ao Programa Brasil Mais, iniciativa do governo federal sob coordenação do Ministério da Economia. Além do Sebrae, a parceria inclui ainda o apoio da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

Após alcançar resultados expressivos na primeira fase – com 93 mil micros e pequenas empresas atendidas nos últimos dois anos e impactos positivos na produtividade dos negócios mesmo diante da crise da pandemia da Covid 19 –, o programa Brasil Mais anunciou novas modalidades de atendimento, sendo uma delas a de Transformação Digital, sob execução do Sebrae, com a atuação dos novos ALI.

O objetivo é aumentar o nível de digitalização de pequenos negócios da indústria, comércio e serviços de todo o país, por meio da adoção ferramentas plug-and-play, de baixo custo e rápida implementação. Os donos de pequenos negócios interessados podem se inscrever gratuitamente no endereço eletrônico: https://brasilmais.economia.gov.br/

Melles considera que os números e resultados acumulados pelo Brasil Mais até o momento são animadores. “Para ter uma ideia, um pequeno negócio que participou do programa em 2021 teve um aumento de 24,4% da sua produtividade e 11,4% no seu faturamento. Para cada R$ 1 investido, estima-se um retorno em impostos de R$ 2 em um ano, comprovando o acerto, a importância e a relevância estratégica da atuação dos Agentes Locais de Inovação”, frisa.

  • ALI
  • Inovação