O episódio traumático de um sequestro relâmpago foi o ponto de virada para que o então professor de educação física Eduardo Lustosa abrisse seu primeiro negócio. Como o valor do carro não era suficiente para seu plano, aos 26 anos, pediu ajuda aos pais para intermediar um empréstimo. O apartamento da família entrou como garantia daquela que viria a se tornar uma das quatro empresas desse brasiliense, que teve sua jornada transformada pela sua visão e ousadia nos negócios com apoio técnico do Sebrae.
Em 2011, Lustosa inaugurou a Uniclass Fitness, com a proposta de ser uma academia de bairro, com menos de 300 alunos. As práticas de gestão renderam o reconhecimento, por três vezes, na categoria regional do Prêmio MPE Brasil. Depois de migrar para a rede Academias Ultra, o negócio atende 2.500 alunos com 20 modalidades de atividades físicas, que vão da musculação à natação, crossfit, pilates e artes marciais. O faturamento aumentou e há planos para a abertura de uma nova unidade em Brasília. A meta até 2024 é beneficiar, diretamente, 100 colaboradores.
Essa viria a ser apenas a primeira das muitas investidas de Eduardo, que hoje emprega, diretamente, mais de 60 famílias em suas empresas. Aos 38 anos, Eduardo é também é proprietário da Uniclass Estética, clínica de procedimentos estéticos, biomédicos, nutricionais e fitoterápicos. Já na empresa Universo Kids, o foco é o contraturno escolar e atividades infantis, enquanto a Soluções Empresariais (B2B) busca reduzir custos por meio da inteligência artificial. O empresário atribui seu sucesso à busca constante por melhorias e novos serviços para fidelizar e atrair clientes.
Copo meio cheio
“Sou atleta desde os 12 anos e meu pensamento sempre foi buscar a vitória, me desafiar e estar comprometido com o propósito”, afirma com convicção. E foi essa a postura de Eduardo no momento mais desafiador, durante a pandemia, quando as academias foram profundamente afetadas. Enquanto os concorrentes cortavam colaboradores, ele decidiu não dispensar ninguém: “Essa escolha teve um impacto significativo nas nossas finanças e exigiu uma série de renegociações, do aluguel a acordos com fornecedores e clientes”.
Para Eduardo, o segredo de empreender é sempre se reinventar para a próxima batalha. Essa mentalidade ágil o levou a tomar medidas corajosas, como transformar o depósito da academia em uma clínica de estética. A ideia surgiu no auge da incerteza sobre a reabertura das academias, mas ele arriscou e vendeu esteiras subutilizadas para fazer o teste. A demanda cresceu rapidamente, demandando a aquisição de equipamentos e a melhoria dos processos.
Lustosa enxerga oportunidades onde outros veriam apenas desafios. Ele transformou a ociosidade das salas de ginástica e de lutas da academia em serviços de contraturno escolar. Para complementar, adicionou as modalidades infantis de judô, jiu-jitsu, dança e ballet. A capacidade de reimaginar espaços e serviços foi fundamental para Eduardo reestruturar seus negócios. “Procuro sempre ver o copo meio cheio. A visão estratégica pode transformar desafios em possibilidades recompensadoras”, crava o empresário.
A parceria com o Sebrae e suas conquistas
O Sebrae desempenhou um papel transformador para Eduardo, como ele ressalta. “O Sebrae mudou a minha vida. Deu a oportunidade para um menino de escola pública empreender, vencer prêmios e hoje atuar em diversos segmentos.” Desde sua transição de professor para empresário, Eduardo participa ativamente de formações e eventos oferecidos pela instituição em áreas que vão da gestão financeira ao marketing.
O Sebrae não apenas possibilitou o crescimento e reconhecimento de Eduardo, como o motivou a retribuir os aprendizados à comunidade ao incentivar o empreendedorismo local, palestrando e sendo mentor de outros empresários. “Costumo falar que lenhador anda com lenhador, lutador anda com lutador e empresário anda com empresário. Aprender com a expertise de outras pessoas é muito interessante”, diz.
Em busca de um futuro promissor
Os próximos cinco anos são de metas ambiciosas para Eduardo, incluindo a expansão de unidades da academia em Brasília e outras regiões, e alcançar todo o Brasil com as soluções empresariais do projeto business to business. “À medida que a empresa cresce, as metas crescem. Quero deixar um legado de oportunidades e transformação”, destaca. Para isso, busca segmentos que geram recorrência, escala ou um ticket alto para aportar dinheiro sem exigir tanto esforço. “Meu olhar está voltado para produtos e serviços que entregam esses pilares”, revela o brasiliense.